Avenida Niemeyer, que liga São Conrado à Zona Sul do Rio de Janeiro, está interditada e recebe ações da Prefeitura - Ricardo Cassiano/ Agência O Dia
Avenida Niemeyer, que liga São Conrado à Zona Sul do Rio de Janeiro, está interditada e recebe ações da PrefeituraRicardo Cassiano/ Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação e a Geo-Rio trabalharam durante esta quarta-feira na retirada de entulho na Avenida Niemeyer. Os escombros eram de demolições de 17 casas, realizadas desde junho. Não houve, entretanto, nenhuma demolição nesta quarta. 
A Prefeitura realiza intervenções em 54 pontos da via desde fevereiro. As ações incluem a demolição de casas e a eliminação de esgoto irregular. Há, também, o plano de contingenciamento para fechar a via, após análise técnica que confirme essa necessidade. 
Publicidade
Ao todo serão 30 casas demolidas por estarem em área de risco no entorno do Morro do Vidigal. Os moradores que já foram atingidos, optaram por receber auxílio habitacional temporário, o aluguel social.

As ações, com previsão de término em novembro e custo superior a 31 milhões de reais, têm o objetivo de mitigar e eliminar os riscos geológicos na região. Estão sendo realizadas, entre outras intervenções, colocação de drenos profundos, desmonte de blocos de rocha, restabelecimento do sistema de drenagem, limpeza da região e instalação de cortinas atirantadas.
Histórico problemático
Publicidade
No dia 6 de fevereiro, uma encosta deslizou sobre um ônibus que passava na Avenida e duas pessoas morreram no local. Na mesma ocasião, em outro ponto da Niemeyer, um trecho da ciclovia Tim Maia desabou. A via chegou a ficar interditada por um semana.
Em maio, no dia 16, a avenida precisou ser fechada após um deslizamento de terra. A ciclovia Tim Maia também foi fechada. O deslizamento aconteceu próximo à comunidade do Vidigal e da Rocinha, regiões mais afetadas pelas fortes chuvas.
Publicidade
O Ministério Público do Rio decidiu interditar a via no dia 28 de maio, depois de constatar riscos de deslizamentos. No último dia 13, uma vistoria foi realizada no local para verificar os trabalhos feitos pela Prefeitura, mas a via não foi liberada. Com isso, o bloqueio afetou o trânsito dos bairro da Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Leblon e São Conrado, ambos na Zona Sul, já que em média 36 mil veículos passavam pela avenida por dia. O tradicional Motel Vips fechou as portas por causa da dificuldade dos clientes de chegarem ao local.
Tiros no Vidigal
Publicidade
Houve registro de tiros no Morro do Vidigal, em São Conrado, nesta quarta-feira. Bandidos atacaram PMs na localidade Beco da Jaqueira. Não houve prisões, apreensões ou feridos. A Secretaria de Habitação informa que o confronto não atrapalhou o trabalho na via. Confira vídeo com tiros mais abaixo:
Publicidade
Demolição na Muzema
A Secretaria de Conservação, por meio da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE), também finalizou nesta quarta-feira a demolição de mais dois prédios no Condomínio Figueiras do Itanhangá, na Estrada de Jacarepaguá 370, na Muzema. Ao todo, são cinco construções com risco de colapso estrutural já derrubadas pelo município desde o acidente de 12 de abril deste ano, quando dois edifícios ilegais desabaram vitimando 23 pessoas.