Área da Muzema, na Zona Oeste, onde prédios erguidos de forma ilegal pela milícia desabaram matando 24 pessoas - Reprodução de TV
Área da Muzema, na Zona Oeste, onde prédios erguidos de forma ilegal pela milícia desabaram matando 24 pessoasReprodução de TV
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Conservação, por meio da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE), finalizou a demolição de mais dois prédios no Condomínio Figueiras do Itanhangá, na Estrada de Jacarepaguá 370, na Muzema. Ao todo, são cinco construções com risco de colapso estrutural já derrubadas pelo município desde o acidente de 12 de abril deste ano, quando dois edifícios ilegais desabaram vitimando 23 pessoas.

Laudo da Defesa Civil municipal realizado após o incidente apontou que estas construções tinham risco iminente de colapso e deveriam ser demolidas imediatamente. Os trabalhos foram iniciados no dia 24/04, quando a Conservação executou em um único dia com auxílio de máquinas a demolição do prédio de três andares que estava em construção no lote 93-A. Em seguida, no dia 27/05, foi concluída a demolição do prédio localizado no lote 92.
Publicidade
O prédio vermelho de oito andares foi demolido inicialmente de forma manual, por conta da altura, buscando assim afastar o risco de abalo estrutural em outras construções no entorno.

Os serviços foram finalizados em 60 dias, envolvendo ao todo 60 trabalhadores de diversos órgãos municipais. O entulho gerado pelas demolições não será retirado do local. Ao término das demolições, o município implantará um parque nesta região da Muzema em homenagem às vítimas do acidente. Além de recuperar a vocação do local para uma Área de Preservação Ambiental, o memorial também impedirá a construção de novos prédios irregulares na comunidade.
Demolição na Niemeyer
Publicidade
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação e a Geo-Rio também realiza intervenções em 54 pontos da Avenida Niemeyer. As ações incluem a demolição de casas e a eliminação da contribuição de esgoto. Há, também, o plano de contingenciamento para fechar a via, após análise técnica que confirme essa necessidade.