Yuri Santana Ortega dos Santos (de bermuda) e André Luiz Silva Vítor foram capturados na manhã desta terça-feira - Divulgação / Polícia Militar
Yuri Santana Ortega dos Santos (de bermuda) e André Luiz Silva Vítor foram capturados na manhã desta terça-feiraDivulgação / Polícia Militar
Por RAI AQUINO
Rio - Uma ação conjunta entre policiais civis da 118ª DP (Araruama) e PMs do 25° BPM (Cabo Frio) prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira, um dos suspeitos de envolvimento na morte do vereador de Araruama Ciraldo Fernandes da Silva (DEM), de 57 anos. Yuri Santana Ortega dos Santos, conhecido como Semente, de 18 anos, foi encontrado com uma pistola 9 mm, que foi usada no crime.
De acordo com a titular da 118ª DP, a delegada Janaína Peregrino, na distrital Yuri confessou que atirou contra o vereador. Ele foi capturado juntamente com André Luiz Silva Vítor, o Dezinho, 26, gerente do tráfico de drogas da comunidade UTA, no bairro Fazendinha, onde aconteceu o assassinato. 
Publicidade
Além da pistola, eles também estavam com uma grande quantidade de drogas, que ainda será contabilizada. Os dois vão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Yuri ainda foi autuado pelo homicídio contra o vereador.
"A prisão do gerente do tráfico local e a apreensão de farta quantidade de drogas é um duro golpe no tráfico", Peregrino enfatiza.
Publicidade
Um segundo traficante identificado como Guilherme já foi apontando por envolvimento no crime. O pedido de prisão dele também já foi feito.
Material apreendido com os traficantes - Divulgação / Polícia Militar
DESAVENÇA COM TRAFICANTES
Publicidade
De acordo com a titular da 118ª DP, o assassinato do vereador, que tem uma loja de material de construção no município, aconteceu por causa de uma desavença entre ele o tráfico de drogas da região. Inicialmente, havia a informação de que ele teria sido morto por se recusar a pagar propina a traficantes.
"A investigação ainda tem trechos sigilosos por causa da necessidade de preservar diligências", a delegada reforça.
Publicidade
O vereador foi morto com pelo menos sete tiros na noite de domingo no bairro Fazendinha, no município da Região dos Lagos. De acordo com as investigações, ele estava em um bingo, próximo à comunidade UTA, quando Yuri e Guilherme passaram em uma moto e atiraram contra ele. O político morreu na hora.
O corpo do vereador foi velado na Câmara de Vereadores de Araruama, da tarde desta segunda até a manhã de hoje, quando foi enterrado no Cemitério Municipal.
Ciraldo Fernandes da Silva foi morto na noite de domingo - Divulgação