Espaço Favela do Rock In Rio tem sonoplastia que reproduz som de helicóptero  - Reprodução
Espaço Favela do Rock In Rio tem sonoplastia que reproduz som de helicóptero Reprodução
Por Beatriz Perez
Rio - Os efeitos sonoros que reproduzem som de helicóptero no Espaço Favela do Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira, provocaram reações negativas nas redes sociais. A plataforma Fogo Cruzado registrou 22 operações policiais com aeronaves usadas como plataforma de tiros na Região Metropolitana do Rio durante este ano. O número é quase o quádruplo das operações deste tipo realizadas em 2018: foram seis no ano passado. 
A simulação de operações policiais com barulho de helicóptero no Espaço Favela do festival provocou indignação de internautas. O registro em vídeo foi feito na última terça-feira, durante o evento teste do Rock In Rio. No ensaio, os efeitos acontecem entre duas encenações coreográficas.
Publicidade
A publicação do vídeo já teve mais de 2 mil compartilhamentos no Facebook.
Publicidade
Para o autor da publicação que repercutiu nas redes, faltou cuidado na encenação. "Achei que faltou tato na exibição. Esse é um barulho que provoca pavor nos moradores de favela", diz Luiz Carlos Oliveira. 
Para a diretora da ONG Redes da Maré, Eliana Sousa Silva, a rotina de operações com helicópteros em favelas deve ser representada a partir de uma perspectiva crítica.
Publicidade
"Neste momento que estamos questionando o uso da aeronave como plataforma de tiro, é estranho ver esse tipo de situação, que causa tanto sofrimento, em um evento artístico e cultural. Se não for usado em um contexto de crítica, é complicado. Esse não deve ser um símbolo da favela", comenta Eliana.
O Rock in Rio disse em nota que entende que os artistas que se apresentam no festival têm total liberdade de expressão para o desenvolvimento de suas apresentações. "O Grupo Nós do Morro produziu um espetáculo exclusivo para o evento teste, realizado no último dia 24, com uma das cenas trazendo uma crítica social. O som de um helicóptero no Espaço Favela fazia parte da sonoplastia do espetáculo. Entretanto, não faz parte das apresentações que começam, 27 de setembro, hoje na Cidade do Rock", disse o festival.

Para Guti Fraga, diretor do espetáculo, o helicóptero trazia um simbolismo de que mesmo com os momentos de intervenções que as favelas sofrem, há, sim, muitas razões para se orgulhar de toda a produção cultural que lá existe. Por esta mesma razão, logo em seguida, abrindo o show, uma bailarina surgia fazendo o contraponto ao barulho do helicóptero. No total, o Nós do Morro faz três diferentes apresentações ao longo dos sete dias de Rock in Rio no Espaço Favela.
Publicidade
Operações com helicóptero em 2019 já superam em 367% as de 2018 
A plataforma Fogo Cruzado registrou 22 operações policiais com helicópteros usados como plataforma de tiros na Região Metropolitana do Rio durante este ano. Nestas, dez civis e um agente de segurança morreram em 2019. Outro agente de segurança ficou ferido. O número já é quase o quádruplo do total deste tipo de operação em 2018.
Publicidade
A Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, foi a comunidade mais atingida, com cinco registros deste tipo de operação policial em 2019. Em seguida vêm Complexo da Maré (4), Complexo do Alemão (2), Jacarezinho (2) e Morro da Serrinha (2). 

Em todo o ano de 2018, foram registradas seis operações deste tipo no Grande Rio. Nestes casos, sete civis foram mortos. Naquele ano, o Complexo da Maré liderou o ranking de registros, com dois casos. Em seguida, ficaram Jacarezinho, Vila Kennedy, Acari e Complexo da Penha, com um registro cada.
 
Publicidade

Galeria de Fotos

Alunos da Escola William Peixoto Arjona, no Complexo da Maré, ficam agachados no chão para se proteger dos tiros Reprodução / OTT-RJ
Em cartas, crianças pedem fim da violência na Maré. Redes da Maré/Divulgação Redes da Maré/Divulgação
O uso rotineiro de helicópteros em operações policiais levou o Ministério Público do Rio a delimitar, com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), normas de fiscalização sobre as ações que envolvam as aeronaves

No último dia 18, o uso das aeronaves policiais foi alvo de denúncias de moradores dos complexos do Alemão e da Maré. Separados por três quilômetros, os conjuntos de favelas amanheceram com tiros disparados de fuzis a bordo dos chamados ‘caveirões aéreos’. Moradores registraram em vídeos as rajadas e sobrevoos perto de escolas e creches.

Na Maré, a operação foi realizada pela Polícia Civil. Durante a ação, um áudio escancarou a cruel realidade vivida pelos mais inocentes: as crianças. Uma aluna relatou o desespero ao escutar os tiros e denunciou que os disparos atingiram a sua escola. “Lá na escola começou a dar tiro do nada, o helicóptero veio baixinho. Aí depois veio o helicóptero apontando para as crianças. A gente veio subindo, correndo, e a gente ficou encurralado lá dentro. A gente não levou nada para casa. Deu muito tiro e ficaram fuzilando lá a escola”, disse.
Publicidade
Uma foto mostrou alunos sentados no chão do corredor da Escola William Peixoto, amparando-se durante os tiros.