Comlurb recolhe 762 toneladas de resíduos em toda a cidade, 351 delas somente em Copacabana
 - Estefan Radovicz / Agência O D
Comlurb recolhe 762 toneladas de resíduos em toda a cidade, 351 delas somente em Copacabana Estefan Radovicz / Agência O D
Por Adriano Araujo e Renan Schuindt
Rio - O primeiro dia de 2020 tem muito sol e praias lotadas nesta quarta-feira. Em Copacabana, palco da festa de réveillon e que atraiu 2,9 milhões de pessoas, a quantidade de banhistas dificultou o trabalho de limpeza da Comlurb, que estava previsto para acabar às 10h, mas atrasou. Somente no bairro, foram recolhidas 351 toneladas, de um total de 762 em toda a cidade.
Segundo um encarregado da companhia de limpeza, o atraso seria de ao menos uma hora e meia para a limpeza de 100% da praia. Muita gente que curtiu o réveillon na orla não deixou o local e não para de chegar mais gente.
Publicidade

Galeria de Fotos

Comlurb recolhe 762 toneladas de resíduos em toda a cidade, 351 delas somente em Copacabana Estefan Radovicz / Agência O Di
Comlurb recolhe 762 toneladas de resíduos em toda a cidade, 351 delas somente em Copacabana Estefan Radovicz / Agência O
Comlurb recolhe 762 toneladas de resíduos em toda a cidade, 351 delas somente em Copacabana Estefan Radovicz / Agência O
Cariocas lotaram Praia de Copacabana no primeiro dia de 2020 Estefan Radovicz / Agência O Dia
Cariocas lotaram Praia de Copacabana no primeiro dia de 2020 Estefan Radovicz / Agência O Dia
Praias estão lotadas no primeiro dia de 2020 e atrasam trabalho da Comlurb Renan Schuindt / Agência O DIA
Às 10h as pistas da Avenida Atlântica já estavam lavadas com água de reuso e entregues ao tráfego de veículos. Na Barra da Tijuca foram 142 toneladas, em Ipanema/Leblon, 90, no Recreio, 63, no Piscinão de Ramos, 17, e na Ilha do Governador, 32,5 toneladas, entre outros pontos. A pré-limpeza de Copacabana iniciou às 20h do dia 31 até as 5h do dia 1°, com o recolhimento de 46 toneladas de resíduos, sendo cerca de 4,5 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. 
Publicidade
A Companhia utilizou 3.420 funcionários distribuídos nos diversos pontos de festejo, com apoio de 177 veículos, entre eles caminhões basculantes, compactadores, do tipo gaiola e pipas, e mais 35 equipamentos, como pás mecânicas, mini pás e tratores de praia. Foram instalados 1.315 contêineres e 140 caixas metálicas de grande capacidade.

"Fizemos uma megaoperação de limpeza em todos os pontos de festa. O Réveillon requer um planejamento extremamente complexo, e o executamos sem percalços, dentro do que estabelemos. O trabalho fluiu tranquilamente, os próprios garis têm orgulho de trabalhar na praia durante o Réveillon", afirmou o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.

Além dos 120 funcionários atuando apenas na coleta seletiva, foram colocadas quatro tendas ao longo da Avenida Atlântica para receber os materiais potencialmente recicláveis. Os materiais foram levados para um depósito localizado no Caju, Região Portuária, onde será separado para saber o que poderá ser reciclado. 
Limpeza recorde em Niterói
Publicidade
A operação de limpeza das praias de Niterói após a festa de Réveillon, bateu um recorde. A previsão de término era às 11h, mas, às 9h as areias já estavam limpas. A Clin, companhia responsável, montou um esquema especial para a remoção dos resíduos. Os garis iniciaram às 6h e recolheram 57 toneladas de resíduos. Nas praias de Icaraí e Itaipu, locais que receberam os shows da prefeitura, foram retirados 38 e 5 toneladas, respectivamente. A quantidade foi 24% menor em relação ao ano anterior.

Para o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes, o público está mais consciente sobre a importância de manter a cidade limpa. "Ficamos contentes com a quantidade retirada, o que prova que cada vez mais a população está se conscientizando sobre questões ambientais e se preocupando não só em manter a cidade limpa, mas também com o nosso planeta" diz.

Foram 800 funcionários envolvidos nos serviços de limpeza das vias, pistas e praias, sendo que 520 atuaram em Icaraí e os demais nos outros locais. Para auxiliar o trabalho manual, a companhia utilizou diversos equipamentos específicos e disponibilizou para a operação cerca de 100 contêineres e um total de 54 equipamentos, entre caminhões basculantes, pás mecânicas e retroescavadeiras e além de pipa d’água com água de reuso para lavagem do calçadão e pista de Icaraí.
Praias cheias
Publicidade
Quem está na praia e aproveita o dia ensolarado, com máxima prevista de 39ºC, deve ficar atento: a partir da tarde, há previsão de pancadas de chuva em pontos isolados, podendo vir com raios e ventos, segundo o Centro de Operações Rio (COR), com base em dados do Alerta Rio.  
Os acessos a Copacabana foram liberados na manhã desta quarta-feira, de acordo com o COR. A cidade retornou ao Estágio de Normalidade às 10h15 desta quarta-feira após o término dos eventos do réveillon que provocaram intervenções simultâneas em diferentes pontos para a implantação do esquema operacional de trânsito e de transportes.
Publicidade
Ainda de acordo com o Centro da prefeitura, apenas a pista junto à orla segue interditada, como área de lazer, com liberação total a partir das 18h.