Suspeito foi transferido para a Casa de Custódia de Volta Redonda nesta sexta - Reprodução / Internet
Suspeito foi transferido para a Casa de Custódia de Volta Redonda nesta sextaReprodução / Internet
Por RAI AQUINO
Rio - O homem que matou o turista lituano Adam Zindul, de 37 anos, a pauladas e estuprou a mulher dele, uma paulista de 35, na madrugada de quinta-feira, na Praia do Sono, em Paraty, será indiciado em pelo menos três crimes. O delegado Marcelo Russo, titular da 167ª DP (Paraty), responsável pelas investigações, informou que até o momento já tem provas suficientes para que Edson Santos, 37, responda por homicídio triplamente qualificado, estupro e tentativa de feminicídio.
"Homicídio triplamente qualificado pelo fato de o crime ter sido por motivo torpe, ter reduzido a impossibilidade de defesa da vítima e por emprego de meio tortuoso", conta o delegado.
Publicidade
Adam foi assassinado depois de a esposa ter sido obrigada a amarrá-lo a uma cadeira. O corpo dele foi encontrado caído preso ao objeto, com um pano cobrindo sua cabeça e uma peça de roupa em volta de seu pescoço e com sinais de tortura. Havia muito sangue no chão, em volta de sua cabeça.
O delegado conta que o turista foi morto depois que a esposa foi estuprada. Antes de assassiná-lo, o suspeito o deixou próximo do quarto onde a mulher foi violentada para que o lituano soubesse que ela estava sendo abusada.
Publicidade
"A tortura pode ser psicológica ou física. Você estuprar a mulher com o cara com a cadeira virada com a porta aberta em um ângulo que pudesse ver é uma tortura psicologia", defende.
Ainda segundo o titular da delegacia de Paraty, a mulher foi estuprada desmaiada, após ter sido golpeada com um pedaço de madeira.
Publicidade
"Quando ele a leva para o quarto, ele dá duas pancadas na cabeça dela, se monta em cima dela, faz uma esganadura em seu pescoço, até que ela desmaia. Ele a estuprou pensando que ela estava desmaiada ou morta", detalha. "Quando ele finaliza o estupro, ela continua desmaiada. Ele deve ter penado que ela estava morta".
Edson, então, foi até o local onde Adam estava e o matou, fugindo em seguida. Ele foi preso ainda na Praia do Sono e levado para a distrital do município da Região da Costa Verde, a cerca de 25 km de distância.
Publicidade

Galeria de Fotos

Edson Santos vai responder por homicídio triplamente qualificado, estupro e tentativa de feminicídio Arquivo Pessoal
Suspeito foi transferido para a Casa de Custódia de Volta Redonda nesta sexta Reprodução / Internet
Adam Zindul tinha 37 anos Arquivo Pessoal
Adam Zindul tinha 37 anos Arquivo Pessoal
Adam Zindul tinha 37 anos Arquivo Pessoal
Adam Zindul tinha 37 anos e foi morto a pauladas pelo maníaco Arquivo Pessoal
Adam Zindul tinha 37 anos Arquivo Pessoal
Adam Zindul tinha 37 anos reprodução da internet
Adam tinha 37 anos. Ele e a esposa chegaram ao Sono no domingo Arquivo Pessoal
PIORA NA SAÚDE
Publicidade
Desde quinta-feira, a mulher do lituano está internada no Hospital Municipal Hugo Miranda, que fica no Centro Histórico de Paraty. Ela só soube da morte do marido no fim do dia, quando os policiais foram até a unidade de saúde para ouvi-la.
"Ela estava melhorando, consciente, numa boa, mas quando soube da morte dele, entrou em estado de choque e teve uma recaída", o delegado afirma.
Publicidade
Russo conta ainda que no primeiro contato que teve com a mulher, ela se emocionou bastante.
"Eu falei com ela que o que aconteceu, nós não podemos fazer voltar mais e disse 'mas uma coisa que eu posso dizer para a senhora é que vamos fazer justiça, a senhora tem que nos ajudar a fazer justiça'. Foi quando ela começou a chorar e a apertar minha mão".
Publicidade
'É UM MANÍACO'
Publicidade
Além da paulista, até então, outras quatro mulheres se apresentaram à 167ª DP denunciando Edson por estupro. Ele já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e a o delegado ainda apura um antecedente por violência sexual.
"Os crimes que ele está envolvido são de cunho de liberdade sexual da mulher. É um maniaco mesmo. O negócio dele é atacar mulher", Russo afirma.
Publicidade
No depoimento que prestou ontem, na distrital, o suspeito foi contraditório em sua defesa. 
"Ele apresenta inverdades, uma fantasia. Ele fundamenta a morte do turista em razões que não têm cabimento. Essas inconstâncias, analisada no bojo do conjunto compratório confirmam a autoria do crime", o titular da 167ª DP defende.
Publicidade
O delegado conta que ao todo foram pedidos cerca de dez laudos na investigação. Ele já recebeu o resultado de alguns. Dentre eles estão:
. Necropsia, que vai atestar a causa da morte do turista
Publicidade
. Exame de corpo de delito na mulher
. Coleta de material nela para exame DNA, para ver se tinha alguma secreção dele
Publicidade
. Corpo de delito e coleta de material de DNA no suspeito
. Laudo de conjunção carnaval
Publicidade
. Laudo de ato libidinoso
. Laudo de perícia criminal local
Publicidade
. Laudo em uma luva e uma jaqueta do suspeito que foi apreendida no local do crime
Peso horas depois do crime em flagrante, Edson foi levado nesta sexta-feira para a Casa de Custódia de Volta Redonda, onde aguarda audiência da justiça. Foi pedida a prisão preventiva dele e o inquérito do caso deve ser encerrado em até duas semanas.