Inaugurada em 11 de maio, unidade foi montada pela iniciativa privada - Divulgação / Rede D'Or
Inaugurada em 11 de maio, unidade foi montada pela iniciativa privadaDivulgação / Rede D'Or
Por O Dia
Rio - O hospital de campanha do Parque dos Atletas, na Zona Oeste do Rio, foi inaugurado nesta segunda-feira. Inicialmente a unidade terá 80 dos 200 leitos projetados, sendo 40 de UTI e outros 40 de enfermaria. O hospital receberá os primeiros pacientes ainda hoje. 
A previsão é que ao longo desta semana, 100 leitos da unidade estejam funcionando, até sua totalidade no dia 22. O governo do estado informou que a unidade será ocupada de forma gradativa, seguindo protocolo e preservando profissionais de saúde.
Publicidade
Esse é o terceiro hospital de campanha do governo do estado inaugurado por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Além dele, as unidades do Leblon e do Maracanã estão em funcionamento, além do hospital do Riocentro, de responsabilidade da prefeitura.
"Será mais um importante passo que daremos na luta contra esta terrível doença. A unidade vai ampliar a oferta de atendimento à população neste momento em que a pandemia avança", afirmou o governador Wilson Witzel (PSC).
Publicidade
O hospital do Parque dos Atletas vai funcionar durante quatro meses, com expectativa de atender mais de 2 mil pessoas. A Rede D'Or está à frente da gestão da unidade, que conta com respiradores e monitores cardíacos, assim como tomógrafo digital, ultrassom, ecocardiógrafo e análises clínicas.

"Nos últimos dois meses, abrimos 1.049 leitos exclusivos para o tratamento de coronavírus, sendo 526 de UTIs. Estamos fazendo de tudo para prestar assistência à população de maneira adequada", ressaltou o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.

Até o fim do mês, com seus oitos hospitais de campanha em funcionamento, o governo do estado prevê 2 mil leitos abertos na capital, Região Metropolitana e interior do estado.
Publicidade
MARACANÃ E LAGOA

Na noite de sábado, o hospital do Maracanã, na Zona Norte do Rio, começou a receber os primeiros pacientes. A unidade funciona, neste momento, com capacidade para 170 leitos, 50 deles de UTI. Os outros 230 serão abertos ao longo desta semana. Ao todo, dos 400 leitos, 160 serão de UTI.
Publicidade
Já o hospital Lagoa-Barra, no Leblon, Zona Sul, foi inaugurado no fim de abril, e atualmente tem 101 pacientes internados, 70 em leitos de UTI. Nesta segunda, a unidade passará a oferecer 200 leitos, sua capacidade máxima. A Rede D'Or também está à frente de sua gestão.