Wilson Witzel no Palácio Laranjeiras em pronunciamento após afastamento do STJ
Cléber Mendes
Pastor Everaldo, chegando a sede da Policia Federal, zona portuaria do Rio
Reginaldo Pimenta
O secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet
Daniel Castelo Branco
O governador em exercício, Cláudio Castro
Luciano Belford/Agência O Dia
Publicidade
"Não podemos deixar que nada tire nosso foco da pandemia. Saúde é prioridade, por isso, o acompanhamento sistemático para manter nossas ações na capital e no interior. Vamos unir nossos esforços com outras esferas de poder e trabalhar com diálogo e parceria, além de reforçar os instrumentos de controle e transparência", disse Castro, em nota.
Bousquet apresentou ao governador mudança nos critérios de notificação dos casos da Covid-19 e reforçou o aumento na quantidade de testes aplicados. "Continuaremos tendo autonomia técnica para tomar as decisões corretas na área da saúde e que trabalharemos em conjunto. Nosso foco é fazer o melhor para a população", frisou Bousquet.
Publicidade
O caso que levou ao afastamento de Witzel envolve justamente gastos com saúde. As investigações incluem o depoimento, em delação premiada, do ex-secretário de Estado de Saúde Edmar Santos, também acusado de participar do esquema. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), o esquema poderia arrecadar R$ 400 milhões a Witzel ao longo de todo o mandato.
O governador afastado negou as acusações, chamou a delação do ex-secretário de "mentirosa" e se disse vítima de perseguição política.
Publicidade
Castro, que também é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) e foi alvo de mandados de busca e apreensão na sexta-feira, 28, já se preparava para a eventualidade de assumir o cargo, uma vez que Witzel também enfrenta um processo de impeachment na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
A primeira reunião de Castro como governador em exercício, na tarde de sexta-feira, 28, foi com a cúpula da segurança pública. Foi decidido que não haverá mudanças na área.
Publicidade
Na segunda-feira, está prevista uma reunião de Castro com todo o secretariado.