HFB retoma os transplantes de córnea na unidade - Divulgação
HFB retoma os transplantes de córnea na unidadeDivulgação
Por O Dia
Rio - O Hospital Federal de Bonsucesso retomou a realização de transplantes de córneas na última semana. A primeira cirurgia foi realizada na quinta-feira, no Centro Cirúrgico Ambulatorial da Unidade. Mais de 2 mil pessoas aguardam na fila única por uma córnea no Rio de Janeiro. As cirurgias estavam suspensas desde o incêndio que atingiu o Prédio 1 do hospital, no dia 27 de outubro de 2020.
A paciente Irene Machado de Souza foi a beneficiada, que após o procedimento retornou para casa, sem necessidade de internação. Ela já havia realizado um transplante de córnea em 2012, porém teve rejeição e estava sem enxergar no olho direito. Desde 2018, iniciou o atendimento ambulatorial no HFB até realizar a cirurgia.
Publicidade
“Estamos preparados para a realização das cirurgias, seguindo todo o protocolo de segurança. O intuito é realizar transplante toda semana, dependemos apenas das doações do órgão”, afirmou Dr. Paulo Phillipe Moreira, responsável pelo Transplante de Córnea do Hospital.
Após o incêndio
Publicidade
Todas as internações clínicas e cirúrgicas eram feitas no Prédio 1, que foi atingido por um incêndio em outubro do ano passado, com exceção de ginecologia, obstetrícia, pediatria e cirurgia pediátrica. Além disso, no prédio 1 também continha a emergência e exames de imagens. No momento, o Hospital Federal de Bonsucesso está sem emergência.

Alguns serviços foram alocados para o Prédio 2, como a ultrassonografia, raios X e cirurgias de média complexidade.

Cirurgias de alta complexidade estão sendo realizadas em outros hospitais federais, como o transplante renal está sendo feito no Hospital Federal da Lagoa. No entanto, o ambulatório de todas as especialidades continua sendo feito no Hospital de Bonsucesso.