Claudio Leite da Silva - Reprodução/TV Globo
Claudio Leite da SilvaReprodução/TV Globo
Por O Dia
Rio - Amigos de Cláudio Leite da Silva, de 57 anos, que morreu atropelado na segunda-feira, no Recreio dos Bandeirantes, estão organizando para este sábado um ato em homenagem a ele e a todos os ciclistas e pedestres que tiveram suas vidas interrompidas por causa da violência no trânsito.
A concentração para a 'Pedalada da Paz' está marcada para às 8h na Praça Tim Maia, no Recreio, de onde os ciclistas vão seguir em direção a Avenida Lúcio Costa, altura do posto 10, onde Cláudio foi atropelado e morto por um capitão do Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu no mesmo local onde um casal de professores foram atropelados e mortos pelo jogador de futebol Marcinho.
Publicidade
No local, eles farão um minuto de silêncio em homenagem as pessoas que perderam suas vidas no trânsito do Rio de Janeiro. O objetivo do movimento é chamar a atenção dos órgãos públicos para que deem mais segurança aos ciclistas da cidade.
O ato contará com o apoio do CET-Rio, Guarda Municipal e a Polícia Militar do Estado do Rio.
Publicidade
Os organizadores do evento pedem que os ciclistas sigam todas as orientações dos órgãos públicos no sábado para que não atrapalhem o trânsito e usem máscaras durante todo o percurso.
Cláudio Leite morreu a 200 metros de sua casa, na altura do posto 10. A família espera que a justiça seja feita. "É ruim de aceitar. Era um cara pra dar exemplo (referindo-se a João Maurício Correia Passos, preso por atropelar Cláudio), um capitão dos bombeiros, uma corporação tão séria. Só queremos justiça", desabafou Rogério.
Publicidade
Indiciado por atropelamento

Testemunhas disseram que João Maurício Correia Passos, de 36 anos, estava em alta velocidade quando atropelou o ciclista Cláudio Leite da Silva, que morreu na hora. O oficial ainda tentou fugir do local do atropelamento.

Na tarde de segunda-feira, a 42ª DP (Recreio), que investiga o caso, indiciou o oficial dos Bombeiros por homicídio com dolo eventual (assumindo o risco de matar), fuga do local e embriaguez ao volante.

A polícia analisou vídeos gravados em um posto de gasolina, onde o capitão parou e bebeu antes do acidente. Em um deles, João Maurício aparece comprando cerveja na loja de conveniência.

Em outro momento, ele conversa com um homem e dança, aparentemente alcoolizado. A imagem mostra ele com duas garrafas de bebida.

Segundo os investigadores, a cena foi cerca de uma hora antes do atropelamento. Dentro do carro a polícia encontrou uma garrafa de uísque.