IPTU 2021 despertou dúvidas em contribuinte  - Reprodução
IPTU 2021 despertou dúvidas em contribuinte Reprodução
Por O Dia
Rio - O boleto do IPTU 2021 do Rio despertou dúvidas nos contribuintes. O motivo que causou confusão é que o código de barras da guia impressa é diferente daquele que consta na internet. Nas redes sociais, circulou uma mensagem de que criminosos estariam aplicando um golpe com a guias.
No entanto, a Secretaria de Fazenda informou que a Empresa Municipal de Informática (IPLAN Rio) não detectou nenhuma irregularidade envolvendo a cobrança. A pasta ainda disse que o código não apontava para uma conta diferente, e sim, um código de barras diferente.
Publicidade
O antigo carnê do IPTU, com várias folhas, deu lugar à guia de folha única, em formato carta, nas cores azul e branco. Já que a opção de parcelamento estaria apenas disponível no site https://carioca.rio/servicos/segunda-via-do-iptu/.
De acordo com a pasta, a data de postagem de 15 de janeiro é um prazo limite que atende exigência dos Correios devido ao grande volume de correspondência. A guia postada tem apenas dois códigos de barra: um para pagamento da cota única, com 7% de desconto, e outro para quitar a primeira parcela do imposto.
Publicidade
O código de barras da guia entregue pelos Correio sé diferente daquele gerado pelo portal Carioca Digital na internet. O que muda são apenas os códigos verificadores de origem dos documentos. O código de barras para pagamento da cota única está localizado do lado externo, na primeira dobra. Já o código para quitação da primeira parcela está na parte interna da carta.
Vencimento
Publicidade
1ª cota ou cota única - 05/02
2ª cota - 05/03
3ª cota - 08/04
4ª cota - 07/05
5ª cota - 08/06
6ª cota - 07/07
7ª cota - 06/08
8ª cota - 08/09
9ª cota - 07/10
10ª cota - 08/11