![Instituições governamentais alertam Ministério da Saúde sobre problemas na transferência de pacientes de Manaus para o Rio. - Divulgação/Força Aérea Brasileira (FAB)](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2021/01/18/1200x750/1_primeiro_embarque_pacientes_covid19_manaus_2-20983423.jpeg)
Ao superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, George Divério, o MPF questionou quais são os termos da Cooperação Interestadual entre o Estado do Amazonas e o Estado do Rio de Janeiro, tendo por objeto a transferência dos referidos pacientes, e como se deu a vinda deles para o HFA. Quer saber também quais medidas estão sendo adotadas para garantir o isolamento dos pacientes e a segurança dos profissionais de saúde que os assistem e se estão sendo realizados exames específicos para a detecção da nova variante do coronavírus identificada em Manaus.
Ao superintendente da Superintendência de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, José Wilson Firmida Junior, e ao subsecretário Geral da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, José Carlos Prado, o MPF perguntou se os pacientes foram regulados pela Central de Regulação de Leitos, esclarecendo quantos foram recebidos no Estado do Rio de Janeiro e indicando os hospitais para os quais foram encaminhados.
A preocupação com a segurança dos pacientes e profissionais de saúde também é manifestada ao diretor-geral do Hospital Federal do Andaraí, a quem o MPF pede informações sobre a forma como se deu a vinda dos enfermos, se foram regulados pelas Centrais de Regulação de Leitos, se houve prévia comunicação ao HFA, quais medidas estão sendo adotadas para garantir o isolamento dos pacientes e a segurança dos profissionais de saúde, e se estão sendo feitos testes específicos para a nova variante. Pede, ainda que seja indicada a relação nominal dos leitos ocupados pelos transferidos no período de 1 a 8 de fevereiro.
O prazo para resposta aos ofícios é de 48 horas a contar do recebimento.