Prefeito Eduardo Paes disse que vai retomar cronograma de vacinação de imediato - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Prefeito Eduardo Paes disse que vai retomar cronograma de vacinação de imediatoReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por PALOMA SAVEDRA
Depois de ter que interromper na quarta-feira (17) o calendário de vacinação contra a covid-19 no Rio por conta da insuficiência de doses, o prefeito Eduardo Paes (DEM) informou, nesta quinta-feira (18), que há previsão de chegada dos imunizantes na próximo dia 23, terça-feira. Segundo Paes, o cronograma será imediatamente retomado a partir do recebimento dos insumos. 
"O que a gente tem de informação do Butantan/Ministério da Saúde (sic) é que seria dia 23 que chegam as vacinas, ou seja, próxima terça-feira. Chegando as vacinas, a gente retoma a vacinação imediatamente. Tem vacina, a gente tem muita capacidade de aplicar, tanto que fomos a cidade brasileira que mais vacinou (3,86% da população carioca)", declarou Paes à imprensa, após a cerimônia de abertura do ano legislativo na Câmara do Rio
Publicidade
Questionado se a retomada da imunização dos cariocas será já na terça-feira, o governante disse que dependerá da hora que as doses chegarem ao RioCentro. "Depende de que horas chegar lá, a distribuição vai pra lá".
A respeito das denúncias de aplicação de vacinas falsas, o prefeito pediu que sejam investigadas. Até o momento, três casos foram registrados: em Petrópolis, Niterói e na capital fluminense. 
Publicidade
"Isso tem que ser apurado de maneira adequada. Mas se for verdade, é cadeia, cana pra quem faz um negócio desse. É um absurdo. É inaceitável, inconcebível e qualquer coisa que você imaginar", afirmou.

POLÍCIA ABRIU INVESTIGAÇÃO
De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCC-LD), a 76ª DP (Niterói) e a 105ª DP (Petrópolis) investigam os casos. 
Publicidade
De acordo com os relatos, os profissionais de saúde suspeitos teriam desviado o imunizante e aplicado doses da 'vacina de vento' (seringas sem imunizante) em idosos que foram a locais de vacinação para serem imunizados nesses três locais. 

Se houver conclusão de que houve desvios, o profissional deverá ser autuado pelo crime de peculato, que tem penas que podem chegar a até 12 anos de reclusão.