Após decisão do prefeito Eduardo Paes, o funcionamento dos quiosques está proibido, entre outras medidas que passam a valer nesta sexta-feira
Após decisão do prefeito Eduardo Paes, o funcionamento dos quiosques está proibido, entre outras medidas que passam a valer nesta sexta-feiraReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
As novas medidas restritivas da cidade do Rio para enfrentar a pandemia da covid-19 não agradaram os quiosques da orla carioca. Após decisão do prefeito Eduardo Paes, o funcionamento desses estabelecimentos está proibido, entre outras medidas que passam a valer nesta sexta-feira (5). Em reação, a Orla Rio fez um pleito à Prefeitura do Rio para que as unidades possam se manter em funcionamento.
Bares e restaurantes, por exemplo, não poderão funcionar após às 17 horas, mas continuam abertos. As medidas decretadas valem até o dia 11 de março.
Publicidade
Segundo a Orla Rio, a reação aconteceu porque a organização entende que os quiosques atuam da mesma forma que bares e restaurantes e “estão muito mais adaptados ao enfrentamento do vírus que alguns comércios”. A organização afirmou ainda que seus estabelecimentos não são causadores de aglomeração na praia e podem contribuir para o uso seguro dessa área de lazer.
"A nossa principal preocupação é a preservação da vida. Vivemos um período crítico e sabemos que certas medidas restritivas são extremamente necessárias para o controle da evolução da pandemia. O que queremos é que os quiosques tenham a mesma isonomia dos bares e restaurantes que se encontram nos mesmos bairros por serem muito mais adaptados ao enfrentamento do vírus, estarem ao ar livre e não serem causadores de aglomeração na praia”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Publicidade
De acordo com ele, o fechamento dos quiosques não vai esvaziar as praias, “que continuarão recebendo milhares de pessoas, que passarão a recorrer a serviços de entregas e ao comércio irregular caso queiram consumir”.
“Para nós, essa restrição aos quiosques poderá piorar o problema pois irá trazer mais informalidade e desordem urbana. Acreditamos que, ao contrário, podemos contribuir para o uso seguro dessa área de lazer", completa Barreto. Ao todo, são 309 quiosques em funcionamento na orla do Leme ao Pontal, que empregam cerca de 5 mil pessoas direta e indiretamente.
Publicidade
Juntamente com as restrições aos estabelecimentos, a Prefeitura do Rio também proibiu a permanência nas ruas da cidade entre 23h e 5h. Entretanto, a circulação dos cariocas não ficará impedida. A medida também passa a valer a partir desta sexta.