Os novos veículos serão capazes de suportar tiros de fuzil, têm pneus com gel e capacidade para transportar 10 pessoas. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Por Thuany Dossares e Bruna Fantti
Rio - A Polícia Militar do Rio acaba de comprar quinze novos 'caveirões', como são conhecidos os blindados da corporação. O dinheiro para a aquisição, que totaliza quase R$ 10 milhões, já foi aprovado pela secretaria. Os veículos, com preço unitário de R$652,5 mil, serão utilizados para o transporte de policiais militares em operações.

Em junho do ano passado, o ministro Edson Fachin vetou as operações em favelas, permitindo apenas que elas ocorressem em "hipóteses excepcionais" e comunicadas ao Ministério Público.

Os veículos são capazes de suportar tiros de fuzil, por conta de sua blindagem de nível 3, têm pneus com gel e capacidade para transportar 10 pessoas. O primeiro protótipo chegará à corporação em 60 dias. Segundo a corporação, ele será testado por 30 dias e, em seguida, o restante da frota começará a ser entregue ao longo de 90 dias. 
"O novo blindado oferecerá maior segurança aos policiais e proporcionará melhores condições para operar em vias estreitas e mais acidentadas", explicou a Polícia Militar.

Os 15 'caveirões' irão operar nas unidades com maior demanda, conforme planejamento da Subsecretaria de Gestão Operacional. Entretanto, a PM não informou quais são os batalhões que vão receber os blindados.

Em nota, o secretário da PM, coronel Rogério Lacerda, afirmou que são "veículos mais seguros e ágeis" e que "o contrato prevê manutenção rápida e barata", já que são nacionais.
Publicidade
A Polícia Militar informou ainda que, caso haja necessidade e disponibilidade orçamentária, a empresa poderá entregar outros 15 veículos para a corporação. O contrato tem validade até o início de 2022.