Vacinação
VacinaçãoDivulgação/Ascom
Por O Dia
Rio - Apesar da falta da vacina em vários pontos do Rio na segunda-feira (15), o secretário de saúde, Daniel Soranz, garantiu a aplicação da segunda dose para os idosos a partir de 76 anos nesta terça-feira. Em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, Soranz explicou que em algumas clínicas houve faltas pontuais devido a uma procura acima do esperado para a primeira dose, e com isso, houve remanejamento do imunizante.
"Ontem no Rio de Janeiro a gente aplicou 3.800 segundas doses da vacina, em algumas clínicas pontualmente a gente teve falta porque houve uma procura acima do esperado para primeira dose, aí a gente teve que remanejar de uma clínica para outra. Durou algumas horas de falta de doses nessas unidades, lembrando que o Rio tem 232 pontos de vacinação, e é muita gente ainda procurando a primeira dose. A gente tem as doses reservadas no almoxarifado central do governo do estado, que ontem à noite já liberou mais 70 mil segundas doses para que a gente possa distribuir e fazer essa logística da forma mais confortável possível. O que acontece hoje é que não vai faltar doses para a segunda dose e para as pessoas de 76 anos", explicou o secretário.
Publicidade
Soranz também esclareceu que todos os idosos acamados que estão com a imunização agendada para o dia de hoje serão vacinados e que não há motivo para preocupação por parte da população. 
"As pessoas podem ir com tranquilidade para as unidades de saúde. Lembrando que a gente sempre recomenda que a segunda dose deve ser tomada na mesma unidade que tomou a primeira e no período da tarde. Claro que se a pessoa for na parte da manhã será vacinada, mas a gente recomenda o período da tarde porque as unidades estão mais vazias", completou.
Publicidade
De acordo com o secretário, aqueles que se vacinaram no sistema drive-thrus podem se vacinar em outras unidades caso os locais não estejam abertos.
As vacinas em falta
Publicidade
Nesta segunda-feira, idosos em vários pontos da Capital acabaram voltando para casa sem vacina, e também sem respostas. Ao todo, foram quatro unidades que apresentaram a falta do imunizante: a Clínica da Família Hospital Maternidade Alexander Fleming; em Marechal Hermes, Clínica da Família de Madureira, Clínica da Família do Méier e a Clínica da Família Herbert de Souza; em Tomás Coelho.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) admitiu que houve falta da vacina em algumas unidades de saúde, mas que elas já foram reabastecidas, após a liberação de 76 mil doses pelo depósito da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O órgão também garantiu a aplicação da segunda dose nesta terça-feira.

"A SMS recomenda que a população busque as unidades de saúde no período da tarde, quando o fluxo de pessoas nas unidades de saúde é menor", aconselhou a secretaria.
Publicidade