Henry Borel, de 4 anos, morreu com diversas lesões pelo corpo
Henry Borel, de 4 anos, morreu com diversas lesões pelo corpoREPRODUÇÃO
Por O Dia
Rio - Prints das mensagens enviadas pela ex-namorada do médico e vereador Dr. Jairinho ao pai do menino Henry, Leniel Borel, na semana passada, foram obtidas pelo DIA nesta sexta-feira e viraram objeto de investigação da Polícia Civil. Nas mensagens, a mulher se mostra arrependida de não ter denunciado o vereador na época em que ela e sua filha, com quatro anos na ocasião, teriam sido vítimas de agressões.
A primeira mensagem foi enviada por volta de 12h: "Oi, você é o pai dele? Eu preciso falar com você se você for o pai dele. Primeiro os meus pêsames pelo acontecido. Eu sinto muito, muito mesmo." Em seguida ela começa a expor o que teria vivido durante os dois anos de relacionamento com Jairinho. "Eu fui negligente quando isso aconteceu com a minha filha. Mas eu tive muito medo. Muito mesmo. Ele é ruim, mal, maluco". O pai de Henry responde em seguida: "Acho que juntou dois malucos. Meu filho era um anjo".
Publicidade
Ela continua: "Olha, eu passei os piores dias da minha vida com ele. E hoje não consigo olhar no olho da minha filha por tudo o que ele fez e eu não vi. Eu não percebi. Ela tinha a idade do seu pequeno, 4 anos. Eu me culpo todos os dias da minha vida". Em seguida, Lionel pede: "Vamos em frente pelo Henry. Me ajuda", escreveu ele. 
Confira a conversa:
Publicidade
A mulher contou em depoimento, na última quarta-feira (24), que depois da morte do Henry, ela recebeu uma ligação do ex-namorado e entendeu que o contato, inesperado, seria uma forma de intimidação para que ela não revelasse o que havia acontecido há oito anos.

A Polícia Civil do Rio já ouviu a mãe e a adolescente e abriu outro inquérito para apurar as supostas agressões relatadas. A defesa do vereador se pronunciou sobre as novas testemunhas e negou que as agressões tenham ocorrido. Segundo o advogado André França Barreto, essa seria uma manobra do pai de Henry para produzir elementos contra a mãe, Monique.
Publicidade
Polícia cumpre mandados em casa de parentes de Dr. Jairinho
A Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira em endereços de parentes do vereador Jairo Souza, o Dr. Jairinho. A operação foi iniciada antes das 6h. Agentes estiveram nas casas do pai do parlamentar e dos avós maternos do menino Henry, em Bangu, Zona Oeste do Rio, e também na casa do pai da vítima, Lienel Borel, no Recreio. O apartamento em que Henry vivia com a mãe e o padrasto também foi interditado. Henry foi morto aos 4 anos no último dia 8.
Publicidade
Dr. Jairinho estava na casa do pai, o ex-deputado estadual Coronel Jairo, em Bangu; a mãe do menino, Monique Medeiros, também estava em Bangu, na casa dos pais. Durante a operação da manhã desta sexta-feira, a polícia apreendeu pelo menos cinco celulares, além de computadores. Na casa do pai, Leniel, foral levados um notebook e dois celulares.
Os mandados foram expedidos pelo 2º Tribunal do Júri da Capital, que também decretou a quebra dos sigilos de todos os alvos. O apartamento no condomínio da Barra da Tijuca, onde a criança morava com a mãe e Dr. Jairinho foi interditado para novas perícias. As chaves devem ser entregues à Polícia e uma viatura da Polícia Militar ficará baseada no local por 30 dias.
Publicidade
O advogado de Jairinho e Monique, André França, disse que o casal, embora ainda abalado com a morte do Henry, recebeu a polícia de maneira tranquila e solícita. "O casal permanece confiante e seguro na inocência, e seguirá na mesma postura de prestar às autoridades todas as informações necessárias à elucidação desta tragédia", disse.
O advogado de Lienel Borel disse que a polícia cumpre seu papel e que a operação "foi muito boa" para melhor esclarecer os fatos. A Polícia Civil informou que, por meio da 16ª DP (Barra da Tijuca), realiza operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão do inquérito que investiga a morte do menino Henry Borel, de 4 anos, ocorrida no dia 8 de março. Agentes foram a quatro endereços ligados ao pai, à mãe e ao padrasto da vítima.
Publicidade
Relembre o caso
O menino morreu no último dia 8, após ser deixado na casa da mãe, Monique Medeiros, pelo pai da criança, Leniel Borel. Pai e filho tinham passado o fim de semana juntos e durante a madrugada, a mãe e o padrasto, o vereador Doutor Jairinho, encontraram a criança desmaiada no chão do quarto do casal. Ele foi levado a um hospital na Barra da Tijuca, onde teve a morte constatada.
Publicidade
"O nosso papel como defesa do pai não é incriminar A ou B, é saber a verdade. Por que o menino morreu daquele jeito? Daquela forma?", disse Leonardo Barreto. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou diversas lesões pelo corpo da criança, infiltrações hemorrágicas nas partes frontal, lateral e posterior da cabeça, contusões no rim, no pulmão e no fígado. A causa da morte seria "hemorragia interna causada pelo rompimento do fígado".