Pelo menos cinco pessoas teriam morrido por falta de oxigênio no Hospital Geral de Arraial do Cabo
Pelo menos cinco pessoas teriam morrido por falta de oxigênio no Hospital Geral de Arraial do CaboFoto: Lucas Madureira
Por O Dia
Rio - O Ministério Público do Rio (MPRJ) expediu um ofício, nesta quarta-feira (31), para que a prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, esclareça, no prazo de até 48 horas, as informações de que pessoas morreram no Hospital Geral da cidade, por conta da falta de oxigênio.
De acordo com MPRJ, notícias veiculadas na imprensa dão conta de denúncias de familiares de pacientes da covid-19 e profissionais de saúde sobre a morte de ao menos cinco pessoas pela falta de insumos na unidade de saúde. O MP também informou que solicitou os prontuários médicos para apurar as denúncias.
Publicidade
“A atuação do Município de Arraial do Cabo frente à pandemia da Covid-19, tanto em relação à adoção de medidas quanto à vacinação, está sendo rigorosamente acompanhada. A Promotoria de Justiça expediu Recomendações ao município, em conformidade com os mais atuais informes técnicos acerca da doença, para que o ente público adote medidas eficientes no combate ao novo coronavírus”, afirmou o MPRJ em nota.
Também na quarta-feira, a Defensoria Pública do Rio informou que recebeu denúncias sobre os óbitos por falta de oxigênio e que acompanha a situação da cidade. Segundo o órgão, as reclamações sobre as condições precárias de atendimento no Hospital Geral de Arraial do Cabo acontecem desde dezembro.
Publicidade
Em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura de Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Félix dos Santos, de dentro da unidade, negou que o hospital esteja sofrendo com falta de oxigênio e equipamentos. Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade disse que "já recebeu a requisição de informações encaminhada pelo Ministério Público, e irá apresentar todas as informações e documentos solicitados". A pasta ainda reiterou que não há qualquer problema com a rede de oxigênio.