Equipamento evita em 60% internações nas UTIs por covid-19
Equipamento evita em 60% internações nas UTIs por covid-19Divulgação
Por O Dia
Rio - Os hospitais estaduais e os hospitais de campanha estão autorizados a utilizar o capacete elmo no tratamento de paciente de covid-19. É o que determina a Lei 9.240/21, sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira.
O capacete elmo é um equipamento de respiração assistida capaz de evitar a intubação de pacientes com coronavírus. A norma deverá ser regulamentada pelo Executivo.
Publicidade
O equipamento, além de desafogar os leitos de UTI, evita efeitos decorrentes da intubação, como a sedação por tempo prolongado e o uso de medicamentos, conhecidos como bloqueadores neuromusculares, que prolongam o tempo de recuperação dos pacientes", justificou o autor da nova regra, deputado Anderson Alexandre (Solidariedade).
O capacete Elmo é um mecanismo de respiração artificial que pode diminuir em até 60% a necessidade de intubação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A tecnologia, criada e produzida por pesquisadores do Ceará, tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Publicidade
Segundo a Alerj, utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete Elmo pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade. Com isso, além de desafogar os leitos de UTI, evita efeitos decorrentes da intubação, como a sedação por longo tempo e o uso de medicamentos que prolongam o período de recuperação dos pacientes.