Castor de Andrade será enredo da Unidos de Bangu no Carnaval do ano que vem
Castor de Andrade será enredo da Unidos de Bangu no Carnaval do ano que vemAcervo Bangu.net / Divulgação
Por O Dia
Com a cancelamento do Carnaval deste ano, muitas escolas estão aproveitando para reforçar seus times para colocar "o time em campo" em 2022. Este é o caso da Unidos de Bangu, que vai levar para a Marquês de Sapucaí a história do bicheiro Castor de Andrade, grande responsável pelos principais títulos do Bangu Atlético Clube e da Mocidade Independente de Padre Miguel.
Um dos nomes que chegaram para reforçar o time da agremiação é o carnavalesco Marcus Paulo, ex-Unidos da Tijuca. Ele se juntou a Clécio Régis na elaboração do projeto do enredo Deu Castor na cabeça.
Publicidade
"Apesar de controverso, a gente vê a figura do patrono da escola de samba com mais romantismo. Não olhamos como outros setores da sociedade olham para os banqueiros do jogo do bicho e especialmente para Castor de Andrade, que é uma figura carioquíssima. Ele nada mais é do que uma pessoa que gosta de fazer a sua fezinha, que vai à praia, e é apaixonado por samba e futebol. É um carioca nato. Não tive nenhuma dificuldade em transformá-lo em enredo. Aliás, Castor de Andrade é a cara do Carnaval carioca, da Zona Oeste e de Bangu", afirma o carnavalesco.
Experiente, Marcus Paulo ficou por mais de um década na equipe criativa da Unidos da Tijuca. Por lá, acumulou títulos e prêmios ao lado do carnavalesco Paulo Barros. Com todo projeto pronto e aprovado pela direção da escola, ele garante um desfile leve e que seja 100% 'made in Bangu'.
Publicidade
"O enredo será desenvolvido com muita alegria. Quando comecei a escrevê-lo, tive que colocar os óculos de Castor de Andrade e ter a sua ótica para olhar o Rio de Janeiro, o Carnaval e o bairro. Como não poderia ser diferente, a gente está projetando uma grande festa, com aquele calor típico de Bangu e cheio de felicidade", diz Marcus, que explicou a divisão do desfiles que contará com 16 alas e três carros alegóricos.
"Começaremos no seio familiar, com os negócios deles e mostrando como isso foi importante para o crescimento do bairro. Falaremos do jogo do bicho numa visão alegre, como uma diversão, com pitadas de comédia e brincadeira. A partir daí, começamos a viajar sobre a história do Castor propriamente dita, mostrando um aluno exemplar, os palpites certeiros dentro de sua família etc. Falamos sobre a ascensão do Bangu Atlético Clube e da Mocidade, mostrando o seu olhar empreendedor e visionário, até a fundação da Liesa", resume.
Publicidade
O presidente Leandro Augusto, que tomou posse no fim do ano passado, não escondeu a felicidade em poder levar tal enredo à Sapucaí num momento em que a Unidos de Bangu vai ganhando mais "musculatura" na Série Ouro, após longos anos inativa.
"Sou muito grato pelo presente que é poder falar sobre Castor de Andrade na Avenida. Costumo dizer que Castor segue vivo aqui. É uma lenda. Só temos que agradecer ao nosso eterno patrono pelo amor dele por este bairro. Estamos nos firmando a cada ano, com os pés no chão e não poderíamos ter um enredo melhor. Vai dar Bangu na cabeça", destaca o mandatário, mostrando entusiasmo.
Publicidade