Cláudio Castro
Cláudio CastroLuciano Belford / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O Rio de Janeiro recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira, 480 mil doses do imunizante Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. As vacinas foram levadas de Manguinhos, na Zona Norte, direto para o centro de distribuição da Secretaria Estadual de Saúde. 
Ao todo, somente hoje, o Brasil recebeu 5,2 milhões de doses, o que representa 500 mil a mais do que o prometido inicialmente, quando o número era de 4,7 milhões.
Publicidade
Em seu perfil oficial no Twitter, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, disse que "cada dose é um passo decisivo para vencermos".
Mais vacinas nesta sexta-feira
Publicidade
A Prefeitura do Rio espera receber, na tarde desta sexta-feira, entre 120 mil e 150 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford produzida pela Fiocruz. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, o quantitativo, além do estoque da Secretaria municipal de Saúde, garantirá a imunização até o fim da próxima semana.
"Ainda esperamos a confirmação da Secretaria de Estado de Saúde do número é exato das doses que vamos buscar, hoje à tarde, no almoxarifado do estado, em Niterói. Além disso, seguimos com a expectativa de duas entregas de remessas de doses nesta semana, como vem acontecendo, sempre às quartas e sextas-feiras", disse Márcio Garcia, na inauguração do posto de vacinação no Espaço Cultural da Marinha, na Praça XV.
Publicidade
Márcio Garcia fez um apelo para que todos os cariocas com mais 60 anos compareçam para se vacinar neste sábado, no dia de repescagem da imunização.
"Hoje, conseguimos atingir a meta de vacinar todos os cariocas acima de 60 anos. Antecipamos a meta em uma semana, pois a previsão inicial era vacinar todos acima de 60 até o fim do mês. Mas, quem não puder comparecer amanhã, pode procurar qualquer posto de vacinação na próxima semana".