- Hipertensão - 8,5%
- Diabetes - 5,1%
- Obesidade - 3,04%
- Câncer - 2,4%
- Doença neurológica - 1,8%
- Asma - 1,5%
- Pneumonia Crônica - 1,32%
- Hipotireoidismo - 1,39%
Após a etapa de vacinação dos grupos prioritários, a distribuição das doses começará a ser feita por escalonamento de idade. A partir de 31 de maio e até o dia 30 de junho, a vacina fica disponível para pessoas com idades de 59 a 51 anos, também respeitando os dias para cada idade.
Entre os dias 1 e 31 de julho, é a vez dos cariocas com 50 a 42 anos, seguindo os dias indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em agosto, será imunizado o grupo com idades de 41 a 33 anos. Já em setembro, a vacina chega para pessoas dos 33 aos 24 anos. Por fim, em outubro, é a vez dos cariocas com idades entre 24 a 18 anos.
Para o prefeito Eduardo Paes, a vacinação por idade se mostrou mais efetiva do que a etapa de imunização dos grupos prioritários. Ele também disse que desta maneira o município recebe menos pressão das classes profissionais.
"É uma forma de fazer com que os grupos de pressão entendam que nós temos um critério prioritário no Rio chamado idade. Vocês não fazem ideia da quantidade de mensagens que todos nós recebemos todos os dias de grupos nos pressionando. E é verdade, não quero contestar. Por exemplo, uma caixa de supermercado não para um dia de trabalhar. Será que temos um profissional de saúde jovem e forte que é mais importante que uma velhinha que trabalha como caixa de supermercado? Você acaba escolhendo entre quem vai viver e morrer num critério que me parece, às vezes, sem sentido", concluiu.