Jaime Lerner
Jaime LernerDivulgação/Instituto Jaime Lerner
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio publicou, nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial do Município, decreto nomeando o Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra da Tijuca, em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner, falecido, na última quinta-feira (27), aos 83 anos, por complicações de doença renal crônica. O decreto nº 48.910, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, denomina a estação rodoviária, situada no encontro das Avenidas das Américas e Ayrton Senna, como Terminal Alvorada - Arquiteto Jaime Lerner.
A homenagem considera a importância do arquiteto, internacionalmente conhecido por seus projetos, todos voltados para a maior qualidade das Cidades. Em algumas de suas afirmações mais famosas, Lerner dizia que “Não há futuro urbano se o transporte depende de veículos particulares” ou ainda que “O carro é o cigarro do futuro”.
Publicidade
Foi ele quem, enquanto prefeito de Curitiba em 1974, implantou um sistema que previa que ônibus trafegassem em canaletas exclusivas, através de terminais integrados. Conhecido como Ligeirinho, o BRT (Bus Rapid Transit) foi elogiado e adotado em pelo menos 177 cidades pelo mundo.
Jaime Lerner atuou em múltiplas funções, conciliando as atividades de Arquiteto e Urbanista, Professor de Urbanismo na Universidade Berkeley e Presidente da União Internacional de Arquitetos – UIA. Foi prefeito de Curitiba três vezes, entre os anos 70 e 90, depois atuou como governador do Paraná por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002.
Publicidade
O arquiteto cooperou diretamente com a cidade do Rio de Janeiro, elaborando estudos urbanísticos e de mobilidade nos anos 80. Além de contribuir decisivamente para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio, finalizado em 2018.