Novo coronavírus
Novo coronavírus Reprodução
Por O Dia
Rio - A Prefeitura de São Paulo informou, na manhã desta quarta-feira, que pediu à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lista de passageiros que estavam no voo do homem infectado com a variante indiana. O passageiro infectado com a variante B.1.617.2 é morador de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, e tem 32 anos. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, no dia 22 de maio. 
"Tivemos contato ontem com a Anvisa solicitando a lista de passageiros deste voo para que nós pudéssemos entrar em contato com aqueles que são obviamente da cidade de São Paulo para que a gente pudesse entrar em contato e iniciarmos imediatamente o processo de monitoramento, não só dos sintomáticos que eventualmente a gente venha a encontrar, mas também dos assintomáticos. Então já solicitamos a lista de passageiros à Anvisa para iniciar imediatamente o monitoramento de todos eles", afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. 
Publicidade
Além da lista de passageiros, a Anvisa solicitou os nomes dos funcionários do aeroporto e do laboratório. O diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Saúde de São Paulo. O resultado positivo saiu quando o passageiro já havia embarcado para o Rio de Janeiro. Assim que o resultado ficou disponível, o governo paulista comunicou as equipes de vigilância do Rio para o acompanhamento do caso.  
Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) informou que o paciente está passando por isolamento. "A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), informa que o passageiro com procedência da Índia que testou positivo para Covid-19 segue em isolamento, cumprindo quarentena no município do Rio de Janeiro. Até o momento, não há confirmação de que seja um caso da variante B.1.6.1.7 (indiana)", afirmou,em nota.