Van em ManguaribaREPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW

Por Yuri Eiras
Rio - Moradores de Manguariba, conjunto residencial em Paciência, Zona Oeste do Rio, não encontram vans nas ruas desde o último domingo (13), quando milicianos ocuparam a região no dia seguinte à morte de Wellington da Silva Braga, o Ecko. Quem vive no local denuncia que a ordem para o transporte deixar de circular partiu de um grupo ligado a Danilo Dias Lima, o Tandera, rival de Ecko.
Há cinco dias, as vans que faziam o itinerário Manguariba x Campo Grande e Manguariba x Santa Cruz desapareceram. Desde então, moradores precisam andar até a Avenida Brasil para pegar um ônibus, ou van, que os leve ao destino. Essa caminhada de até 4km todos os dias mudou a rotina de quem vive no conjunto.
Publicidade
"Eu trabalho fora de Manguariba e tenho que sair de casa agora uma hora mais cedo para andar até a Avenida Brasil para pegar uma condução", afirma um morador. 
Manguariba é um conjunto de casas localizado à margem da Avenida Brasil, atrás de uma indústria de metalúrgica e do centro de distribuição de uma loja de varejos. O bairro é considerado "tranquilo" e "sem alterações" por quem vive na região, mas a ocupação de milicianos no último domingo amedrontou. Além das vans que deixaram de circular, parte do comércio está fechado. "Parece uma cidade fantasma", diz um morador.
Publicidade
Moradores também relatam o sumiço das linhas de ônibus que alimentavam a região. Sobre a escassez dos ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes informou que "tem se reunido com representantes dos consórcios em busca de melhor atendimento à população. Já foi constatado aumento da frota e retorno de linhas que estavam inoperantes. Além disso, a secretaria também está fazendo a revisão de todo o sistema de ônibus para reformular itinerários e a frota determinada com o objetivo de evitar áreas descobertas e garantir frequências de ônibus compatíveis com a demanda".
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública afirmou que vai apurar os relatos de falta de vans. "A Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vai apurar a denúncia da falta de circulação das linhas citadas. O órgão fiscaliza, diariamente, em toda a cidade, o transporte de passageiros realizados por vans e kombis e coíbe a exploração do serviço por veículos piratas. Na região entre Campo Grande e Santa Cruz a CETC registrou no período de janeiro a junho deste ano 1.669 autuações por infrações diversas, que resultaram em 244 remoções de veículos".
Publicidade
Tandera invadiu área de Ecko um dia após a morte do miliciano
Menos de 24 horas após a morte do principal chefe da milícia no Rio, no último dia 12, a guerra pelo posto de ser a nova liderança da organização criminosa começou. O miliciano Danilo Dias Lima, conhecido como Tandera, que cortou sua aliança com Ecko em dezembro, já começou a invadir o território que estava sendo controlado pelo rival.
Publicidade
Miliciano Danilo Dias Lima, conhecido como Tandera - Reprodução
Miliciano Danilo Dias Lima, conhecido como TanderaReprodução


De acordo com a polícia, durante a madrugada do último domingo (13), mais de 100 homens ligados à Tandera invadiram Manguariba, em Paciência, fortemente armados com fuzis. A região era considerada como um dos redutos do Bonde do Ecko. O miliciano, inclusive, foi morto pela Polícia Civil na comunidade Três Pontes, também em Paciência.
No WhatsApp, circulam áudios de moradores assustados com a invasão dos milicianos. "Mais de 30 carros, tudo de bico (fuzil), para invadir o Manguariba", disse um morador. "Pega a visão que os caras estão armados dentro do conjunto (Manguariba). Quem for sair de uber, pede pro uber arriar o vidro", afirmou outro. "Está cheio de homens aqui. Trancaram a gente dentro da pizzaria, fecharam tudo".
Publicidade
A polícia apura a informação de que os homens chefiados por Tandera pretendem invadir a comunidade Palmares, também em Paciência.