Seap está em fase de teste nas salas de audiência virtualDivulgação

Por O Dia
Rio - A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) deu o pontapé, nesta quarta-feira (16), para o início das atividades com a fase de testes para a primeira unidade de Audiências Virtuais do país, localizada no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste. A construção do local teve um custo de cerca de R$ 20 mil e contou com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A unidade possui oito salas de audiências virtuais e seis celas, sendo uma adaptada para Portadores de Necessidades Especiais (PNES).
O objetivo da unidade é que presos considerados de alta e altíssima periculosidade não precisem mais sair do local para realizar audiências presenciais, a não ser que haja uma determinação judicial. Ao todo, 56 audiências virtuais poderão ser realizadas diariamente na unidade, o que diminuirá a possibilidade de tentativas de resgates de internos nas ruas, e irá gerar uma economia de recursos.
Publicidade
Para se ter uma ideia, a realização de 20 audiências virtuais retira 40 viaturas das ruas e realoca 120 servidores para a realização de outras atividades.
A Seap iniciou as audiências virtuais nas próprias unidades prisionais em abril de 2020, por conta da pandemia, realizando mais de seis mil audiências durante o período. Cabe esclarecer que a unidade de Audiências Virtuais, que atenderá os presos de alta e altíssima periculosidade, não interromperá as atividades já realizadas nas unidades prisionais.