(Arquivo) Famílias deixaram prédios na Muzema, mas depois puderam voltar aos imóveis Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Por O Dia
Rio - A Defesa Civil interdita prédio na Muzema, na Zona Oeste do Rio, por apresentar riscos estruturais. De acordo com o órgão municipal, o imóvel de dois andares mais um terraço fica localizado na Estrada do Itanhangá, próximo à Estrada do Pica Pau, e estava desocupado.
Há quatro dias, moradores de oito prédios localizados também na Muzema foram obrigados a evacuar o local às pressas por conta de rachaduras e estalos nas construções. Segundo a Defesa Civil, cerca de 60 famílias moram nesses imóveis, que foram liberados no mesmo dia, após o órgão descartar risco de as construções caírem.
Publicidade
Apesar da promessa de fiscalização, quem mora no local não acredita em uma melhora. Um morador, que não quis se identificar, diz que vive com medo e que a área, dominada por milícias, foi abandonada pelo poder público depois do desabamento em 2019. Na época, 24 pessoas morreram depois que dois prédios irregulares caíram na comunidade.
“A maioria desses prédios é construída pela milícia. Não mudou nada depois do que aconteceu. Só no começo que vieram aqui, igual agora, mas daqui um mês volta tudo de novo. Aqui sempre vai ser o que é. A gente não acredita em muitas mudanças, principalmente porque aqui é perto de Rio das Pedras”, disse citando a comunidade também dominada pela milícia. No local, um prédio desabou no último dia 3 e matou duas pessoas da mesma família, Nathan Souza Gomes, 30, e a filha Maitê, de 2 anos.