Ação 'PaqueTá Vacinada' vai contar com o apoio da FiocruzALEXANDRE MACIEIRA/DIVULGAÇÃO

Por O Dia
Rio - A vacinação contra covid-19 de toda população a partir de 18 anos da Ilha de Paquetá começa neste domingo. Serão quatro pontos com postos de imunização, para facilitar o acesso dos moradores e evitar aglomerações: UIS Manoel Arthur Villaboim, Parque Darke de Mattos, Paquetá Iate Clube e Casa de Artes Paquetá. Apenas a população residente será vacinada, conforme os cadastros da Estratégia Saúde da Família e os feitos durante a última semana, sendo vetada a participação de turistas que tenham ido passar o domingo na ilha.
O projeto “PaqueTá vacinada” é realizado pela SMS com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ilha tem uma população de 4.180 moradores, dos quais 3.530 fazem parte do grupo elegível cadastrado na Estratégia Saúde da Família. O objetivo é avaliar os efeitos da imunização em larga escala e como a vacinação em massa atua na proteção também de pessoas que não foram vacinadas, como é o caso das crianças e adolescentes. Com a cobertura vacinal total da população alvo, a ilha deverá sediar o primeiro evento-teste com público na cidade.

Segundo a SMS, além de observar se a primeira dose da vacina será capaz de evitar a transmissão dos casos na região ou se isso só acontece efetivamente após a aplicação da segunda dose. Antes da vacinação, cerca de 3 mil moradores, tanto maiores quanto menores de idade, passam por exame de sangue sorológico ou teste rápido na Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim e no Paquetá Iate Clube. 
Publicidade
O objetivo dos teste é analisar comparativa de presença de anticorpos com os momentos antes e após a vacinação. Essa etapa de inquérito epidemiológico é importante para o estudo dos resultados e impactos da vacinação em massa. O processo continuará na sexta (18) e sábado (19), além da realização de testes rápidos para covid-19. Nos 12 meses subsequentes, continuará a ser feito o monitoramento dos moradores.
Os trabalhos na ilha, durante a coleta e nos pontos de vacinação, são realizados por cerca de 200 pessoas por dia, entre profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários ligados à ONG Core (Esforço de Ajuda Organizado pela Comunidade, na sigla em inglês), uma iniciativa humanitária que atua em diferentes países e, na pandemia, tem ajudado na ampliação do acesso à vacinação. Os investimentos da entidade no Município do Rio para o enfrentamento da covid-19, em apoio ao SUS, estão voltados para a montagem de postos de vacinação e testagem, e contratação de profissionais.
Publicidade
Em toda a cidade do Rio, até a manhã de 17 de junho, foram aplicadas 3.078 doses da vacina contra a covid-19 pelo calendário do município para os grupos prioritários, sendo 1.946 primeiras doses (D1) e 1.132 segundas doses (D2). No dia 20, todo o restante da população elegível será imunizado com a vacina da Oxford/AstraZeneca.

EVENTO-TESTE
Publicidade
O evento-teste em Paquetá está sendo planejado e deverá ocorrer em meados de setembro, 14 dias após todos os moradores adultos da ilha terem tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19 (oito semanas após a D1) e quando já não houver registro de casos da doença entre a população local. Será em espaço controlado no Parque Darke de Mattos, fechado para um número restrito de participantes, obrigatoriamente todos eles vacinados e acompanhados pelas equipes de saúde e da pesquisa “PaqueTá Vacinada”. Todos eles estarão sendo monitorados, antes e depois do evento, conforme cronograma e metodologia do projeto.

LINHA DO TEMPO
17/06/21 - Coleta de sangue (maiores de 18 anos) e inquérito epidemiológico

18 e 19/06/21 - Coleta de sangue (maiores de 18 anos), teste rápido IGM/IGG (menores de 18 anos) e inquérito sorológico

20/06/21 - Vacinação de cerca de 1.600 pessoas, completando a cobertura de toda a população da ilha com mais de 18 anos

- 8 semanas após a 1ª dose será aplicada a 2ª dose
- 14 dias após a 2ª dose - prazo de proteção após a 2ª dose
- Coleta de sangue
- Evento-teste

20/06/22 - Finalização do estudo e divulgação dos resultados