Jr. Schall (Imperatriz), Thay Magalhães (Tuiuti), Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane (Tuiuti), e Manoel Francisco (Portela) vão estrear em suas escolas em 2022. Foto: Luciano Belford / Agência O Diafoto: Luciano Belford
O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, trabalha considerando as datas de fevereiro. "Assim como o prefeito acredito no carnaval em fevereiro. Não posso dizer que tenho certeza, porque seria demais, mas é bem provável. Com a vacinação vamos chegar lá. Temos uma grande dose de esperança de que o desfile aconteça", diz.
Reduzir contingente de desfilantes e de público nas arquibancadas está descartado, segundo Perlingeiro, que assumiu a presidência da Liga no último mês de março. "Vamos fazer um carnaval inteiro. Não podemos começar a pensar que teremos somente metade do Sambódromo".
A Riotur também planeja o Carnaval 2022 tendo como norte as orientações da Secretaria Municipal de Saúde. "Queremos fazer o maior carnaval de todos os tempos dando atenção a todos os detalhes para proporcionar uma festa sensacional. Conversei, e continuo conversando, com todas as pessoas que fazem essa festa ser incrível; e em breve - ainda em julho - anunciaremos o Caderno de Encargos dos blocos de rua de 2022. Posso adiantar também que estamos com um olhar atento para o carnaval da Estrada Intendente Magalhães, que será especialmente valorizado", afirma Daniela Maia, presidente da Riotur.
A presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio, Tania Vergara, porém, pede cautela. "Todo e qualquer evento de grande porte só pode ser pensado quando tivermos o controle da pandemia, com a maior parte da população vacinada. Antes disso, acho os planos precoces", ressalta. O médico Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologista, reforça que o desfile só pode ocorrer com "todos vacinados e baixa circulação viral".
Planos para a Cidade do Samba
A Cidade do Samba ganhará uma nova cara em breve. Além de pintura e reforma da tenda, o local, que contará com um destacamento do Corpo de Bombeiros, prometido pelo governador Cláudio Castro, receberá um centro gastronômico. "Vai ter sorveteria, cafeteria, sanduicheria, choperia, restaurante e happy our todos os dias, com música ao vivo das 18h às 20h. A Cidade do Samba voltará a ser um lugar bom para receber turistas e cariocas. Se Deus quiser, vamos começar as obras em breve", adianta Jorge Perlingeiro. O complexo na Gamboa também terá um novo auditório, onde serão realizadas as plenárias dos presidentes.
Após assinar o contrato com a Prefeitura, a Liesa espera fechar a transmissão com a TV Globo, o que vai gerar cerca de R$ 2 milhões para cada escola. A primeira cota deve sair no dia 15 de julho. Outra verba aguardada são os R$ 150 mil do edital da Secretaria Estadual de Cultura, para oito agremiações. As outras quatro irão receber a mesma quantia através da Lei Aldir Blanc.
O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, diz que os recursos são fundamentais. "Temos compromissos financeiros que precisam ser honrados. Há 15 meses não entra nada, por isso as escolas precisam de ajuda. Estamos otimistas para que o carnaval aconteça. Esperamos que tudo se resolva", completa o dirigente.
Novos contratados estão ansiosos
Com quase 40 anos de carreira nos palcos, o bailarino, professor de balé e ator Manoel Francisco fará sua estreia na Sapucaí como coreógrafo da Portela. "Minha ansiedade é muito grande. Vou entrar na Avenida tendo quase dois anos de casa. Quero poder fazer um trabalho lindo e que corresponda à expectativa dos portelenses, que me receberam tão bem".
A porta-bandeira Dandara Ventapane, ex-União da Ilha, agora defende a Paraíso do Tuiuti com um novo parceiro, o mestre-sala Raphael Rodrigues. Tudo isso motiva ainda mais a jovem. "Tenho muito otimismo. Minha torcida é grande para que todo mundo possa ser vacinado o quanto antes, para que a festa possa acontecer, mas com saúde. Além do lado cultural do carnaval, tem toda uma indústria por trás que precisa trabalhar", analisa Dandara, que recebeu a primeira dose da vacina na última quarta-feira (16). Ela espera retomar em breve os ensaios com Raphael. "Queremos buscar um entrosamento perfeito".
A apresentadora Thay Magalhães, nova rainha da Tuiuti, faz coro. "Estou bastante otimista. Eu sou uma pessoa muito positiva em todos os aspectos da minha vida. Quero sempre acreditar que o melhor irá acontecer para todos nós. O carnaval é fonte de renda para milhares de brasileiros, gera impacto econômico. Não é só a alegria que a festa nos proporciona, são famílias que dependem deste grande espetáculo para garantir o próprio sustento. A Tuiuti é uma escola família, vamos em busca do título", diz Thay.
Ao falar sobre a sua preparação, ela conta que tem feito aulas de samba. "Estar à frente da bateria Super Som é uma responsabilidade muito grande. Iniciei uma dieta com acompanhamento nutricional e treino todos os dias com o meu personal não só para ter um corpo bacana, mas para ter resistência para passar pela Sapucaí. Também faço aula de samba para aprimorar a minha performance", detalha a rainha, que comanda o quadro 'Vem Com a Thay', no programa 'Talentos', da RedeTV!.
Na Imperatriz, quatro novidades em relação ao desfile de 2020: a carnavalesca Rosa Magalhães, o diretor de carnaval Jr. Schall, o coreógrafo Renato Vieira e o intérprete Bruno Ribas, que cantará ao lado de Arthur Franco e Preto Jóia. Na Unidos da Tijuca, Phelipe Lemos e Denadir Garcia terão a missão de defender o pavilhão, e Jack Vasconcelos assumiu como carnavalesco.
Atual campeã, a Viradouro já terminou a confecção dos protótipos das fantasias de todas as alas. Por causa da interdição dos barracões, o trabalho vem sendo realizado em um ateliê particular. Os carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira aguardam a reabertura da Cidade do Samba para o início da reprodução dos figurinos.
"Nós estamos trabalhando, com toda a cautela, para que tenha carnaval. Nosso enredo está linkado com esse momento de pandemia, pois vamos lembrar do carnaval de 1919, que veio logo após a gripe espanhola e foi o maior carnaval de todos os tempos", diz Tarcisio.
"A Viradouro vai mostrar como a vida normal faz falta. Além de falar de memória e resgatar uma época importante, o enredo reforça que precisamos dar continuidade às nossas vidas e tem uma mensagem positiva. Vai ser um carnaval muito especial", aposta Marcus Ferreira.
Campeão com a escola em 1997, o intérprete Dominguinhos do Estácio, que morreu no último dia 30, aos 79 anos, será homenageado num dos setores do desfile. Na próxima quinta-feira (24), quando completa 75 anos de fundação, a agremiação de Niterói fará uma live para apresentar seus 19 sambas concorrentes.
1ª - Imperatriz
Enredo: Meninos, Eu Vivi... Onde canta o Sabiá, Onde Cantam
Dalva & Lamartine
2ª - Mangueira
Enredo: Angenor, José & Laurindo
3ª - Salgueiro
Enredo: Resistência
4ª - São Clemente
Enredo: Minha Vida É uma Peça
5ª - Viradouro
Enredo: Não Há Tristeza que Possa Suportar Tanta Alegria
6ª - Beija-Flor
Enredo: Empretecer o Pensamento É Ouvir a Voz da Beija-Flor
Segunda-feira (28 de fevereiro)
1ª - Paraíso do Tuiuti
Enredo: Ka ríba tí ÿe - Que Nossos Caminhos Se Abram
2ª - Portela
Enredo: Igi Osè Baobá
3ª - Mocidade Independente
Enredo: Batuque ao Caçador
4ª - Unidos da Tijuca
Enredo: Waranã, a Reexistência Vermelha
5ª - Grande Rio
Enredo: Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu
6ª - Vila Isabel
Enredo: Canta, Canta, Minha gente! A Vila É de Martinho
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.