Padre da Capela Nossa Senhora de Fátima, em Miracema, protesta contra Centro de Cidadania LGBTQIA+Reprodução
Em um outro trecho, o padre diz que a escolha do local vai de desencontro "à maioria das famílias miracemenses em sua quase totalidade". Ele segue: "Não uso de ofensas, de achincalhe, nem discriminação pessoal contra ninguém, mas gostaria que respeitassem o modo de ser tradicional e cristão da maioria das famílias".
O posicionamento do padre José Olavo Pires Trindade repercutiu nas redes sociais. Alguns perfis discordaram das palavras do sacerdote. "Padre Olavo deu mais visibilidade ainda ao movimento. Quem não sabia da criação do centro de defesa dos direitos LGBTQIA+ em Miracema, agora sabe e jajá vira referência na região", escreveu um perfil.
![Vereador Jocimar Freire (Solidariedade) - Reprodução](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2021/06/29/385x420/1_vereador_-22292376.jpg)
O vereador Jocimar Freire (Solidariedade), que está envolvido no desenvolvimento do espaço em Miracema, publicou uma nota, na segunda-feira (28), explicando que o local atenderá não somente ao público LGBTQIA+, mas também à população em geral. "O Centro irá atuar em defesa dos Direitos Humanos, atendendo as vitimas de violência, preconceito e discriminação, prestando serviço jurídico, pedagógico, psicológico, assistencial e demais orientações com profissionais comprometidos e qualificados", explicou o vereador.
Jocimar Freire também informou que a intenção do Centro será promover palestras, debates e seminários. "Venho pedir um pouco mais de empatia, amor e principalmente respeito".
Quatro dias depois do padre de Miracema circular o seu protesto, o líder da igreja católica no mundo, o Papa Francisco, escreveu uma carta em apoio ao jesuíta americano James Martin para agradecê-lo por seu trabalho pastoral com as comunidades de crentes LGBT.
Francisco elogiou o religioso por ser "um sacerdote para todos e todas, como Deus é pai de todos e todas", graças à sua capacidade de "proximidade, compaixão e ternura", acrescentou.
Outro caso que repercutiu nas redes sociais foi o caso envolvendo o padre Paulo Antônio Müller, da Paróquia de Tapurá, em Mato Grosso, durante a homilia da missa do dia 13 de junho. Na ocasião, o padre cita o relacionamento dos repórteres da Globo, Erick Rianelli e Pedro Figueiredo, que são casados.
"A gente faz um namoro, não como a Globo apresentou essa semana. Dois viados. Desculpa, dois viados. Um repórter com um veadinho, chamado Pedrinho. 'Prepara meu almoço, tô chegando, tô com saudade'. Ridículo! Que chamem a união de dois viados, duas lésbicas, como querem, mas não de casamento", declarou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.