Marcelo Diniz Anastácio Fernando Frazão/Agência Brasil

Por O Dia
Rio - O destino de Dr. Jairinho na Câmara Municipal do Rio será decidido nesta quarta-feira. Se for confirmada a cassação de seu mandato, o suplente, Marcelo Diniz Anastácio (Solidariedade), assumirá o seu lugar. Jairinho está preso pela morte do enteado, Henry Borel, de apenas 4 anos, em março deste ano.
Para que o mandato do vereador seja suspenso serão necessários 34 dos 50 votos totais dos vereadores. Nos bastidores, os rumores são de que o cenário é favorável à cassação, apesar da pressão.
Publicidade
Nas eleições de 2020, Marcelo recebeu 6.315 votos. Ele se apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral como empresário, e aos eleitores, como representante das comunidades do Itanhangá e de Jacarepaguá.
Publicidade
À época Diniz negou envolvimento nas transações e afirmou que desconhecia a atuação da milícia nas construções.
Questionado quanto ao fato do substituto de Jairinho ser investigado por ligação com a milícia na Muzema, o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) afirmou que nada impede que Diniz assuma o mandato, já que não foi condenado.
Publicidade
"Caso o Jairinho seja cassado, imediatamente, como diz a legislação, a mesa diretora convoca o primeiro suplente, o Marcelo Diniz. Não tenho nenhuma profundidade a qualquer tipo de processo ou inquérito que esle esteja sofrendo. Não faço nenhum pré-julgamento. Nada o impede de assumir o mandato porque ele não tem nenhuma condenação".
Isquierdo acrescentou que espera que Diniz trabalhe prol do legislativo. "Se ele está sofrendo algum inquérito ele vai responder, mas ainda não foi condenado. Torço para que ele venha e faça e bom mandato, contribua bastante aqui".
Publicidade