Agentes do DegaseLuciano Belford/Agencia O Dia
Após denúncias de abuso sexual, Degase tem novo diretor
O nome do escolhido foi o do tenente-coronel da Polícia Militar, Marcelo Carmo
Rio - Após denúncias de abuso sexual dentro de uma unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativa (Degase) na Ilha do Governador, na Zona Norte, e o afastamento de cinco agentes e do diretor do local, a instituição já possui um novo responsável. O nome do escolhido foi o do tenente-coronel da Polícia Militar, Marcelo Carmo.
A nomeação aconteceu nesta tarde na unidade socioeducativa feminina Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (CENSE PACGC), onde teria acontecido os abusos.
Publicidade
Mais cedo, a juíza Lúcia Mothe Glioche, titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas do Rio, determinou o afastamento imediato dos agentes e do diretor. Todos foram denunciados por suspeita de abusos sexuais contra adolescentes internas. Uma das vítimas tem apenas 13 anos e outras duas internas ficaram grávidas dentro da unidade. Uma delas sofreu aO MP diz que vai seguir acompanhando o caso através da Coordenadoria Geral de Proteção a Dignidade da Pessoa Humana, Coordenadoria de Direitos Humanos e Coordenadoria de Proteção aos Direitos das Vítimas.borto espontâneo.
O governador do Rio, Cláudio Castro, determinou a exoneração do diretor do Degase e pediu para que a Polícia Civil investigue o caso. A Secretaria de Vitimados vai acompanhar o caso e dar assistência às famílias.
Publicidade
Na denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) e reiterada pela Defensoria Pública do Estado, algumas internas relatam os abusos dentro da unidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.