Novo Cartão Digital Divulgação

Por O Dia
Rio - A partir desta segunda-feira clientes da RioCard Mais poderão utilizar uma nova forma de pagamento por aproximação nos validadores encontrados em ônibus, barcas, vans, metrô e trens do Rio de Janeiro. O Cartão Digital, disponibilizado pelo aplicativo Cartão Digital + Valida Mais permite a compra e a validação de créditos de passagem no celular do passageiro. O aparelho precisa contar com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC, que é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador do meio de transporte, que também deve possuir leitor de NFC.
"Buscamos sempre a melhor experiência para o nosso cliente. Agora, podemos oferecer os principais serviços na palma da mão, ao alcance do celular. Com o novo aplicativo do Cartão Digital, é possível comprar e validar créditos de transporte, acompanhar saldo em tempo real, recarregar cartões e outros dispositivos, entre outros serviços. O pagamento por aproximação com a tecnologia NFC é uma tendência mundial e uma novidade no setor de transporte público, que estamos incorporando à rede de produtos e serviços disponíveis aos clientes", explica Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais.
Publicidade
Com o aplicativo já instalado no celular, o passageiro dá os primeiros passos com a ajuda do assistente virtual da Riocard Mais, Tomais. Lá, o usuário recebe informações sobre os serviços disponíveis, é orientado a preencher um cadastro com dados básicos e alertado para a criação de uma senha segura para acessar e usar o aplicativo. Após passar pelas etapas de validação, já é possível solicitar a criação do Cartão Digital, estabelecendo um PIN que será utilizado para autenticar cada compra de crédito de passagem. Antes de usar o App, é importante verificar se a função NFC está ativada no celular.
A nova forma de pagamento está acessível nos principais meios de transporte, mas nem todos os validadores em uso atualmente estão aptos a aceitar o Cartão Digital. Como a tecnologia NFC é uma novidade em sistemas de pagamento no transporte público, os equipamentos mais antigos não possuem leitor de NFC. Para facilitar o uso do novo aplicativo, a Riocard Mais disponibiliza um site para consulta, o https://aceitocartaodigital.riocardmais.com.br para consulta das empresas de ônibus e estações de metrô, trem, vans, barcas e BRT que contam com validadores com leitor NFC. 
Publicidade
"O Cartão Digital é mais uma alternativa de pagamento que se soma aos cartões físicos e dispositivos como pulseira e chaveiro. É um novo produto que vai evoluir à medida que clientes e operadores de transporte aderirem à nova tecnologia NFC. Com a substituição gradativa dos validadores, o novo cartão vai ter o seu alcance ampliado, facilitando ainda mais a experiência do cliente. Mas como é uma novidade, não tem ainda todas as aplicações já disponíveis em outros dispositivos de pagamento. Por enquanto, funciona apenas como cartão Expresso e não é capaz de fazer ainda integrações entre meios de transporte", esclarece Melissa Sartori.

Passo a passo para o uso do Cartão Digital:

– É preciso ter um celular com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC;
– Baixe gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na Google Play;
– Com ajuda do assiste virtual Tomais, preencha o cadastro solicitado e crie uma senha segura. O cliente que já possui cadastro no aplicativo Riocard Mais pode usar o mesmo CPF e a mesma senha;
– Cumpra as etapas de validação exigidas;
– Na sequência, por medida de segurança, será preciso definir um PIN, uma senha de quatro números que será utilizada para autenticar cada pagamento de passagem;
– Em seguida, solicite a criação do Cartão Digital. Um e-mail será enviado com as informações do novo cartão virtual;
– Recarregue o Cartão Digital e o utilize nos principais meios de transporte do Rio. Atenção: certifique-se que a função NFC está ativada no seu celular.