Ilha Grande vai receber vacinação em massa neste sábado (10)Divulgação

Por *Thalita Queiroz
Rio - A Vigilância Sanitária do estado do Rio de Janeiro vai realizar uma vacinação em massa da população de Ilha Grande, em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio, no próximo sábado (10), contra a covid-19. Ao todo, 2,5 mil moradores da ilha, maiores de 18 anos, que ainda não receberam nenhuma das doses devem se imunizar com a Janssen, que é de dose única. Para isso, serão mobilizados 60 profissionais da secretaria municipal de Saúde, além de funcionários de outras secretarias parceiras e da Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a ação tem o objetivo de impedir casos graves, devido à dificuldade de acesso a leitos graves na região. Além disso será um estudo epidemiológico. "Iremos avaliar o comportamento da epidemia em um ambiente mais controlado, com a população vacinada", afirmou Chieppe ao DIA.
Publicidade
Haverá pontos de vacinação fixos na Casa da Cultura da Vila do Abraão, ESF Provetá, ESF Marítima, ESF Araçatiba e ESF Enseada das Estrelas. As praias que não possuem unidades de saúde serão contempladas com vacinação volante. A orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores entrem em contato com os seus agentes comunitários de saúde (ACS) para obter mais informações.

Para receber o imunizante o morador deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de moradia na Ilha Grande. Para evitar aglomeração, a vacinação será organizada por faixa etária, conforme o cronograma abaixo.

Cronograma de vacinação:

9h30 às 10h30 - 39 a 35 anos
10h30 às 11h30 - 34 a 30 anos
11h30 às 12h30 - 29 a 27 anos
12h30 às 13h30 - 26 e 25 anos
13h30 às 14:30 - 24 a 20 anos
14h30 às 15h30 - 19 e 18 anos
15h – maiores de 40 anos ainda não vacinados.
A ação lembra a que ocorreu na ilha de Paquetá, mas o secretário garante que não é a mesma. Em Paquetá, o objetivo era avaliar os efeitos da imunização em larga escala e como a vacinação em massa atua na proteção também de pessoas que não foram vacinadas, como é o caso das crianças e adolescentes. O projeto "PaqueTá vacinada" foi realizado pela secretária de Saúde do Rio com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ilha tem uma população de 4.180 moradores, dos quais 3.530 fazem parte do grupo elegível cadastrado na Estratégia Saúde da Família.
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes