posto móvel itinerante do Ipem-RJ em Itaguaí realiza a verificação de cerca de 16 caminhões por dia, e já emitiu mais de 250 certificadosDivulgação

Por O Dia
Rio - Caminhoneiros têm a oportunidade de agilizar a liberação do Certificado de Verificação de Cargas Sólidas que fazem o transporte de carga em caminhões basculantes. Isto porque o Posto Móvel itinerante do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ), localizado no posto Shell, em Itaguaí (próximo da Nuclep), na Baixada Fluminense, está instalado e recebe os profissionais de maneira mais facilitada, sem a necessidade de deslocamento aos antigos postos de verificação.


Fernando Saiago, coordenador responsável pelo posto, explicou que a localização da unidade fica em um espaço estratégico onde passam muitos caminhões, em função de estar na parte final do Arco Metropolitano e do Porto de Sepetiba, o que facilita a vida do profissional que quer o seu certificado.

“Para realizar a verificação o caminhoneiro precisa primeiro retirar aqui no posto volante o boleto para realizar o pagamento de uma GRU no valor de R$ 205,95, que pode ser pago em qualquer agência bancária, lotérica ou aplicativo do banco. Na verificação, os fiscais fazem todas as medidas exigidas por lei como altura, largura, comprimento e condições gerais da caçamba, além de verificarem a plaqueta de identificação da caçamba. Caso não esteja dentro da conformidade, o caminhoneiro é orientado a realizar os consertos necessários e retornar para nova inspeção; só assim ele receberá o Selo de Qualidade do órgão. Vale lembrar que o Certificado de Verificação de Cargas Sólidas tem validade de 4 anos”, disse Fernando.

O posto móvel itinerante do Ipem-RJ em Itaguaí realiza a verificação de cerca de 16 caminhões por dia, e já emitiu mais de 250 certificados.