Prefeitura analisa terceira dose em idosos para reforçar imunizaçãoDivulgação/PMPR

Rio - A secretaria municipal de saúde estuda a possibilidade de aplicar a terceira dose da vacina contra covid-19 em idosos a partir de outubro. Daniel Soranz, secretário da pasta, disse que, a prefeitura monitora esse grupo para verificar se eles apresentam uma queda na imunidade mesmo com a segunda dose. Caso seja comprovado, o reforço chega aos idosos de 80 ou mais em outubro, em 70 ou mais em novembro e 60 ou mais em dezembro. "É uma decisão super importante, mas está em discussão. É uma população que tem mais dificuldade para produzir anticorpos. Ainda está em análise, mas é importante que a gente se planeje", declarou Soranz nesta quinta-feira, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes
Durante a live também foi apresentado um panorama do novo coronavírus na capital fluminense. Há seis semanas, não há pacientes aguardando na lista de espera para internação e houve queda de 96% para 77% na taxa de ocupação. O número de pacientes internados também caiu 40,9% e a cidade também registra diminuição de 44% no número de óbitos pela doença, na comparação entre os meses de maio e junho.
Publicidade
O prefeito e o secretário alertaram que o risco de contaminação ainda é alto e que as medidas de proteção não podem ser desrespeitadas. "A alegria está chegando, mas o nível de transmissão ainda é alto, não podemos relaxar. Então, higienizar as mãos, usar a máscara e manter o distanciamento. Tomar os cuidados que a gente já está se acostumando", reforçou Paes.
Publicidade
O prefeito afirmou ainda que no Rio haverá Réveillon e Carnaval, mas não deu detalhes sobre.