Rio recebe doses insuficientes para seguir com vacinação de jovens de 24 anos
Se o Ministério da Saúde distribuir todas as doses disponíveis no estoque a campanha poderá ser retomada até sábado
Estação de Trem da Supervia em Duque de Caxias tem fila enorme pra vacinação,nesta quarta (11), na foto Reginaldo Valerio 56 anos - Marcos Porto/Agencia O Dia
Estação de Trem da Supervia em Duque de Caxias tem fila enorme pra vacinação,nesta quarta (11), na foto Reginaldo Valerio 56 anosMarcos Porto/Agencia O Dia
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) informou ter recebido 37.962 doses de vacinas contra a covid-19 do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, os imunizantes chegaram à Central de Distribuição do Município, em Jacarepaguá, às 10h17 desta quarta-feira, e foram distribuídos para as unidades de saúde da cidade. A quantidade não é suficiente para manter a campanha aos jovens de 24 anos que aguardam para receber a sua vacina, e por este motivo a prefeitura decidiu manter a suspensão. Ao DIA, Daniel Soranz informou que caso o governo federal entregue o restante dos imunizantes contidos no estoque, será possível retomar a campanha do segmento até sábado.
Soranz informou ainda que o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar novos lotes da vacina hoje, mas não há confirmação a respeito da quantidade a ser enviada. “Seguimos aguardando a entrega dos imunizantes que estão em estoque. Assim a gente consegue retomar a campanha normalmente até o final da semana. Se o Ministério realizar as entregas que estão no estoque, a gente retoma tranquilamente até sábado, só que isso não foi feito ainda, foi enviado só uma parte. Hoje tem 11.2 milhões de doses no estoque e a gente está esperando dar a entrada delas no Rio”, disse.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que 98,2 mil doses foram enviadas na madrugada de hoje (11) ao estado do Rio de Janeiro. No domingo (8), outras 285,4 mil doses de Pfizer e 129,6 mil de Astrazeneca chegaram ao RJ. Além disso, os 5% de doses a mais prometidos por Queiroga e acordados com o estado foram contemplados na última distribuição.
A pasta informou ainda que enviou quase 1 milhão de doses ao estado na semana passada, e que desde o início da campanha de vacinação já foram mais de 16 milhões distribuídas ao RJ. A respeito do tempo para a entrega, o Ministério da Saúde destacou que as vacinas são enviadas em menos de 48 horas, após serem liberadas pelo controle de qualidade e de segurança para entrega aos Estados e Distrito Federal.
Publicidade
O conflito envolvendo envio de doses acontece em meio ao aumento no número de casos e internações por covid-19. Nas últimas quatro semanas houve uma evolução de 151% dos casos confirmados do vírus e a cidade conta com uma baixa oferta de leitos disponíveis nas unidades de saúde. Nesta quarta (11), estão disponíveis apenas 62 vagas para internação segundo o Censo Hospitalar, três livres e outros 57 sob condição de reserva técnica.
A taxa de ocupação operacional dos hospitais públicos no Rio está em 91%. Até segunda-feira (9) o número era de 88%. Nas últimas 24 horas, a cidade também registrou 1916 infecções , 89 mortes e 209 casos graves por covid-19.
Publicidade
“É muito urgente que o ministério entregue essas doses. Estamos em pleno inverno e com uma nova variante. O nosso calendário é baseado na entrega da Pfizer, da Fiocruz e do Butantan, o envio das vacinas pelos fabricantes está acontecendo e a gente espera que essas doses cheguem o quanto antes para o Rio”, afirmou Soranz.
A imunização com a primeira dose segue restrita a adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos. A segunda dose está mantida nos postos normalmente. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, se manifestou pelo twitter a respeito da lentidão na entrega das vacinas.
Publicidade
Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar Grupo de 24 anos precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de 2ª dose. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã. Só lembrando: Rio com mts caso de Delta e estoque do ministério é 11.2mi de doses.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.