Estação de Trem da Supervia em Duque de Caxias tem fila enorme pra vacinação,nesta quarta (11), na foto Reginaldo Valerio 56 anosMarcos Porto/Agencia O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) informou ter recebido 37.962 doses de vacinas contra a covid-19 do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, os imunizantes chegaram à Central de Distribuição do Município, em Jacarepaguá, às 10h17 desta quarta-feira, e foram distribuídos para as unidades de saúde da cidade. A quantidade não é suficiente para manter a campanha aos jovens de 24 anos que aguardam para receber a sua vacina, e por este motivo a prefeitura decidiu manter a suspensão. Ao DIA, Daniel Soranz informou que caso o governo federal entregue o restante dos imunizantes contidos no estoque, será possível retomar a campanha do segmento até sábado.
Soranz informou ainda que o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar novos lotes da vacina hoje, mas não há confirmação a respeito da quantidade a ser enviada. “Seguimos aguardando a entrega dos imunizantes que estão em estoque. Assim a gente consegue retomar a campanha normalmente até o final da semana. Se o Ministério realizar as entregas que estão no estoque, a gente retoma tranquilamente até sábado, só que isso não foi feito ainda, foi enviado só uma parte. Hoje tem 11.2 milhões de doses no estoque e a gente está esperando dar a entrada delas no Rio”, disse.
Publicidade
Em nota, o Ministério da Saúde informou que 98,2 mil doses foram enviadas na madrugada de hoje (11) ao estado do Rio de Janeiro. No domingo (8), outras 285,4 mil doses de Pfizer e 129,6 mil de Astrazeneca chegaram ao RJ. Além disso, os 5% de doses a mais prometidos por Queiroga e acordados com o estado foram contemplados na última distribuição.
A pasta informou ainda que enviou quase 1 milhão de doses ao estado na semana passada, e que desde o início da campanha de vacinação já foram mais de 16 milhões distribuídas ao RJ. A respeito do tempo para a entrega, o Ministério da Saúde destacou que as vacinas são enviadas em menos de 48 horas, após serem liberadas pelo controle de qualidade e de segurança para entrega aos Estados e Distrito Federal.
Publicidade
O conflito envolvendo envio de doses acontece em meio ao aumento no número de casos e internações por covid-19. Nas últimas quatro semanas houve uma evolução de 151% dos casos confirmados do vírus e a cidade conta com uma baixa oferta de leitos disponíveis nas unidades de saúde. Nesta quarta (11), estão disponíveis apenas 62 vagas para internação segundo o Censo Hospitalar, três livres e outros 57 sob condição de reserva técnica. 
A taxa de ocupação operacional dos hospitais públicos no Rio está em 91%. Até segunda-feira (9) o número era de 88%. Nas últimas 24 horas, a cidade também registrou 1916 infecções , 89 mortes e 209 casos graves por covid-19.
Publicidade
“É muito urgente que o ministério entregue essas doses. Estamos em pleno inverno e com uma nova variante. O nosso calendário é baseado na entrega da Pfizer, da Fiocruz e do Butantan, o envio das vacinas pelos fabricantes está acontecendo e a gente espera que essas doses cheguem o quanto antes para o Rio”, afirmou Soranz.
A imunização com a primeira dose segue restrita a adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos. A segunda dose está mantida nos postos normalmente. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, se manifestou pelo twitter a respeito da lentidão na entrega das vacinas. 
Publicidade
 *Estagiário sob supervisão de Gustavo Ribeiro