Tarcísio Meira na novela Insensato CoraçãoTV Globo / Divulgação

Rio - O Governador do Estado Cláudio Castro lamentou a morte do ator Tarcísio Meira, de 85 anos, manhã desta quinta-feira. O veterano da TV brasileira estava internado com covid-19 desde a última sexta-feira no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Sua esposa, Glória Menezes, segue internada com a doença no mesmo hospital, mas com sintomas leves.
"O país está de luto hoje. Um dos maiores ícones da nossa dramaturgia, Tarcísio Meira emocionou gerações que acompanharam seus personagens na televisão, no cinema e no teatro. Ao lado de Glória Menezes, sua esposa, formou o casal-símbolo das telenovelas brasileiras. Quero expressar minha profunda solidariedade à família e aos amigos e desejar que Deus os conforte neste momento de dor", diz o comunicado do governador do Rio.
Publicidade
Famosos também lamentaram a morte de Tarcísio Meira. "Descanse em paz, Tarcísio Meira. E que Deus conforte os corações de amigos e familiares. Seu legado é eterno. Obrigada", homenageou a apresentadora Maisa Silva. Já Clarice Falcão relembrou a vez em que atuou com o ator. "Tarcísio foi meu avô na novela que eu fiz. Era a pessoa mais legal do mundo. Não foi uma época fácil pra mim, mas foi mais fácil por causa dele", recordou ela.
Publicidade
"Perdemos um dos gigantes da dramaturgia brasileira. Tarcísio Meira pertencia a uma geração de ouro e fará muita falta. Desejo força, fé e paz a todos os familiares. Que sua alma descanse em paz e que a luz perpétua o ilumine", escreveu Reginaldo Manzotti.
No 'Encontro com Fátima', Ary Fontoura e Lilia Cabral se emocionaram ao falar do ator. Os dois ainda relembraram a perda recente do ator Paulo José, vítima de uma pneumonia.
Publicidade
"Uma das primeiras pessoas que eu vi foi o Tarcísio Meira. Pedia para Deus para ele passar por isso logo, agora vem essa notícia tão desagradável, penso na Glória, nem vou poder estar lá. Era um casal tão unido, havia um amor tão profundo pelos dois. Gostaria tanto de abraçá-la, confortá-la nesse momento tão difícil. Gostaria de me despedir de Tarcísio também", disse.
Emocionado, ele continuou e citou a morte de Paulo José. "São duas notícias muito tristes para a cena brasileira, para nós profissionais, Nossa Senhora, ah, meu Deus, poderia dar uma pausa para gente. Resta rezar e pedir a Deus para que Ele conduza Tarcísio para o melhor caminho", disse ele, que ainda repercutiu a entrevista em um vídeo no Instagram.
Publicidade
"Estava fazendo uma entrevista com a Fátima Bernardes para falar da morte do querido Paulo José e recebi um choque com a partida também de Tarcísio Meira. Muito difícil, muito triste. Tive o privilegio de trabalhar com ele, um grande artista, um grande ser humano... O nosso pessoal está partindo, a arte vai ficando mais pobre, mais triste. Meus sinceros sentimentos à família, principalmente a Glória. Vontade de dar um abraço é muito grande. Vá em paz, meu amigo. Sempre lembrarei das nossas últimas conversas. Quero ressaltar que essa doença não é uma brincaidera. Por favor, cuidem-se", declarou ele.
Lilia Cabral também falou sobre a perda dos dois ícones da TV. "São grandes atores da história da TV [Paulo e Tarcísio] e você pensa que é eterno mesmo, mas é muito difícil aceitar. Não é aceitar, mas receber, é uma notícia que dói... Só consigo pensar na Glória. Não paro de pensar nela, porque através dela eu conheci o Tarcísio e ele foi meu pai duas vezes. Ele era um pai para mim e a Glória sempre foi tão carinhosa, desde a primeira novela, tão amiga. E penso na família também, claro", acrescentou Lilia, que não conteve a emoção.