Diogo de Moura Resende, o 'Gordo do Parque União', foi preso em um restaurante em Búzios, na Região dos LagosDivulgação

Rio - Policiais civis da 21ª DP (Bonsucesso) prenderam nesta quinta-feira (12) o traficante Diogo de Moura Resende, o 'Gordo do Parque União'. Ele é irmão de Jorge Luiz Moura Barbosa, o 'Alvarenga', que comanda a venda de drogas na favela Parque União, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, há mais de uma década.
Gordo foi preso em Búzios, na Região dos Lagos. A polícia conseguiu identificar que ele estava vivendo em Fortaleza, no Nordeste, mas veio para o Rio para o Dia dos Pais e, logo depois, se hospedou em uma pousada de luxo na cidade de veraneio. O traficante jantava com a mulher em um restaurante na Rua das Pedras quando foi abordado pelos agentes.
Publicidade
As investigações da policia apontam Gordo como integrante do tráfico de drogas do Parque União. Ele também é investigado por liderar uma quadrilha de assaltantes. Um dos crimes cometidos pelo bando foi o roubo de uma carga de celulares na Linha Vermelha, em 2019. Na ocasião, Gordo e mais sete criminosos renderam o motorista do caminhão e o veículo que realizava a escolta. Durante o assalto, Diogo foi reconhecido portando um fuzil e coordenando a ação criminosa.
A polícia destaca que Gordo possui uma extensa ficha criminal, com passagens por roubos de cargas, tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa.
Publicidade
Alvarenga
Jorge Luiz Moura Barbosa, o 'Alvarenga', é um dos traficantes mais procurados do Rio. As investigações da polícia apontam que ele comanda a venda de drogas no Parque União há mais de dez anos. O criminoso, nascido no conjunto de favelas, nunca foi preso, sendo foragido desde 2006, quando passou a responder o primeiro processo criminal por tráfico de drogas, possuindo atualmente diversos mandados de prisão por seus crimes.
Publicidade
Alvarenga não costuma ostentar e é conhecido por ter perfil discreto, mas apesar do perfil mais reservado, gosta de promover grandes bailes funks na favela.
O Disque-Denúncia oferece R$ 1 mil por informações sobre seu paradeiro.
Publicidade
Há anos o comando do Parque União está nas mãos da família de Alvarenga. Até os anos 90, o chefe do tráfico na comunidade era seu padrasto, o sequestrador conhecido como Zé Gordo. No fim dos anos 90, quando o criminoso foi morto, seu filho, Diogo, chegou a assumir o controle do tráfico na comunidade, mas com sua prisão em 2007, Alvarenga passou a ser o “zero um” da favela.