Comlurb informou que garis não participam da paralisaçãoArmando Paiva / Agência O Dia

Rio - Motoristas da CS Brasil, empresa terceirizada contratada pela Comlurb, paralisaram seus serviços entre às 4h e 8h desta terça-feira para reivindicar o pagamento de insalubridade para os funcionários. Os profissionais que trabalham nos caminhões de lixo alegam que entram em contato com o material coletado nas ruas e que o benefício é pago pela prefeitura, mas não tem sido repassado pela prestadora de serviço.
Segundo Cosme Barbosa, representante da categoria, a paralisação foi definida durante uma assembleia, realizada no dia 20 deste mês e que cerca de 150 motoristas aderiram ao movimento. “Nós coletamos o lixo do Rio de Janeiro, nós motoristas, temos contato direto com o lixo contaminado e a empresa não está nos repassando adicional de insalubridade que a Prefeitura repassa pra ela. Essa é a nossa reivindicação”, disse Cosme.
Publicidade
Em nota, a Comlurb respondeu que, a paralisação já foi finalizada e os caminhões estão circulando normalmente. "O impacto foi de um pequeno atraso nos serviços em algumas localidades, uma vez que a Comlurb possui atualmente planos de contingência preparados para estas situações pontuais", completou a Companhia.
A CS Brasil informou que cumpre os direitos trabalhistas previstos no acordo coletivo e na lei. Além disso, também afirmou que realiza sua operação conforme o contrato mantido com a Comlurb. "Os serviços foram retomados no início desta manhã e operam normalmente", disse em nota.