Prefeito do Rio Eduardo PaesMarcos Porto/Agência O DIA

Rio -  Após mais um dia de confusão em Copacabana, na Zona Sul da capital, Eduardo Paes falou nesta sexta-feira, durante a apresentação do Boletim Epidemiológico, que a Guarda Municipal vai agir com rigor contra aqueles que insistirem em roubar e provocar tumulto na saída das praias. "Não vem com história de problema social, dificuldade, disso ou daquilo. Quem vai à praia para roubar, provocar arruaça, brigar, depredar ônibus, é delinquente, bandido, e tem que ser preso. Vai valer a letra da lei. A guarda vai agir com rigor", afirmou o prefeito.
Paes disse que conversou sobre o assunto com o governador Cláudio Castro no último domingo e que quer coibir com firmeza a atuação de criminosos que tem assaltado dentro dos ônibus e depredado os coletivos, além de levar terror à população. "Não vai ser só no fim de semana, não. Quem quiser cometer delito, não se aventure demais porque vai acabar detido. É dessa maneira que a gente vai agir", completou Paes.
No último fim de semana, apenas no domingo cerca de 30 ônibus foram quebrados, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil para as empresas, segundo a Rio Ônibus. Em Copacabana, pontos foram vandalizados e vários coletivos apedrejados.
Já na Zona Oeste, nas estações Nova Barra, Guiomar Novaes e Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes a volta da praia foi marcada pela atuação de caloteiros, segundo a prefeitura. Além disso, uma grade foi derrubada por passageiros que tentaram invadir o Terminal Recreio sem pagar a passagem.
No sábado, moradores de Copacabana flagraram um grupo de jovens causando confusão no ônibus da linha 474. Após a denúncia de um pedestre, agentes do Copacabana Presente fizeram o veículo parar e abordaram o grupo.
Por conta das cenas de violência, a Prefeitura do Rio decidiu antecipar a Operação Verão. A ação já entrará em vigor no fim de semana (28 e 29), com aumento do efetivo e pelo menos, 150 agentes fazendo as operações de fiscalização na orla da cidade.