Cariocas aproveitam domingo de sol e causam superlotação na Praia do Leme.Marcos Porto/Agência O DIA

Rio - A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, anunciou que irá antecipar o planejamento da 'Operação Verão'. A ação já entrará em vigor no fim de semana (28 e 29), com aumento do efetivo e pelo menos, 150 agentes fazendo as operações de fiscalização na orla da cidade. A decisão foi tomada após as imagens de aglomeração e confusão na saída da praia no último fim de semana (21 e 22). As cenas são consideradas perigosas diante do estágio que o Rio se encontra na pandemia da covid-19 e considerado o epicentro da variante Delta no Brasil.
Publicidade
As fiscalizações que serão realizadas também contarão com a participação do canil da Guarda Municipal. A pasta informou que os detalhes sobre a operação serão divulgados nos próximos dias.
No domingo (22), cariocas lotaram a praia do Leme, na Zona Sul do Rio. Deixando de lado o frio do inverno de algumas semanas atrás, a população vem aproveitando o fim de semana de calor para tomar banho de mar e relaxar nas areias. Na volta para casa, pontos de ônibus foram quebrados e vários ônibus apedrejados na volta da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Segundo a Rio Ônibus, concessionária que administra o transporte na cidade, mais de 30 coletivos foram quebrados somente no domingo, causando um prejuízo de cerca de R$ 100 mil para as empresas.
Publicidade
As cenas dos ônibus lotados e com janelas quebradas, foram classificadas pela população como lamentável. "Absurda essa situação, as pessoas brincam com a vida alheia. Não se cuidam, aglomeram e ainda quebram o transporte público. O que se viu no domingo foi algo surreal. Há anos não tínhamos imagens como essas", desabafou a universitária Cristiane Luiza, de 25 anos, moradora de Bangu, na Zona Oeste.
Em nota, a Prefeitura do Rio informou que a volta da praia foi "marcada pela ação dos caloteiros nas estações Nova Barra, Guiomar Novaes e Gilka Machado, localizadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Uma grade foi derrubada por passageiros que tentaram invadir o Terminal Recreio sem pagar a passagem".
Publicidade
Já a Rio Ônibus explicou que "as imagens são o retrato do caos e refletem o desrespeito ao sistema regular de transportes. Em situações assim, vans e carros por aplicativos desaparecem ou elevam suas tarifas. As cenas não retratam uma realidade isolada, e, no próximo final de semana, caso não haja reação por parte das autoridades de Segurança Pública, correm novamente o risco de acontecer".
Aumento dos casos de síndrome gripal
Publicidade
Durante a divulgação do Boletim Epidemiológico da capital, na última sexta-feira (20), o prefeito anunciou que a cidade do Rio vive o pico do número de casos de covid-19 em 2021. Em seis semanas, o gráfico de casos de síndrome gripal quase dobrou, e a alta acende um alerta no município. O prefeito Eduardo Paes afirmou que se os números continuarem subindo, a prefeitura pode voltar a adotar medidas de circulação mais restritivas.

"A notícia é a seguinte: nós estamos nesse momento no pico de casos de covid na cidade do Rio em todo o ano de 2021. Nunca antes este ano tivemos pessoas com covid como temos agora. Esse é um dado relevante, e percebemos isso. Pessoas próximas, familiares, amigos...Nunca vi tanta gente com covid no meu entorno como vejo nesse momento. Esse dado é muito preocupante", comentou o prefeito Eduardo Paes.