Carteirinha de vacinação dá desconto em bares e restaurantesDivulgação

Rio – A corrida pela imunização passou a ser adotada como uma estratégia de vendas durante a crise. Em diversos bares e restaurantes do Rio a carteirinha de vacinação com a primeira dose ou com o esquema vacinal completo pode render vantagens para os clientes como descontos em drinks e brindes.
No coletivo Artesanal Gastronômico Espaço Zero 9, fábrica de cerveja artesanal em Ipanema, na Zona Sul do Rio, quem já tomou a 2ª dose da vacina ganha 1 Half Pint de Pilsen no copo de 250 ml. Na hamburgueria Burguers Rio, o desconto é de 20% para os combos até 7 de setembro, também para quem já tomou as duas doses. É necessário apresentar o cartão de vacinação na loja.
Na orla de Copacabana, na Zona Sul e da Barra, na Zona Oeste, o quiosque Samba Social Clube também quer dar um empurrãozinho na vacinação e para isso, a filial de Copacabana está oferecendo 10% de desconto em toda consumação realizada no dia, duas vezes por semana, sem aviso prévio. Para participar, basta estar com a carteirinha na mão.
"Sabemos da importância da vacinação e queremos estimular que a população se cuide, seja consciente. O desconto vai acontecer sempre dois dias na semana, de surpresa, durante todo o mês de setembro", diz Bruno de Paula, um dos sócios do Samba Social Clube, que é administrado pela Orla Rio. O quiosque vai anunciar o desconto para vacinados com placa de sinalização na orla e post nas mídias sociais.
Passaporte da vacina
O comprovante de vacinação para entrar em bares e restauranes não será exigido de acordo com o novo decreto da Prefeitura do Rio, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira. Paes, no entanto, defende que tornar obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação em ambientes fechados, é uma "preparação para a abertura". A partir da próxima quarta-feira (1º), frequentadores de museus, cinemas, teatros, academias de ginástica e outros espaços devem apresentar a carteirinha com pelo menos a primeira dose.
Questionados pelo DIA sobre a situação de risco em que os funcionários ficariam expostos uma vez que não haveria o controle da entrada de vacinados nos estabelecimentos, o Sindicado dos Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) afirmou em nota que os estabelecimentos estão enfrentando dificuldades financeiras em função da pandemia, confira na íntegra:
"Bares e restaurantes ainda estão muito fragilizados economicamente em decorrência da pandemia. O SindRio é a favor da vacinação, do uso de máscaras e de todas as medidas efetivas que podem controlar a pandemia. O setor cumpriu e ainda cumpre todas as exigências das autoridades de saúde para evitar que o vírus se propague. É importante que não haja retrocessos e que qualquer nova decisão que venha impactar o setor seja precedida por diálogo".
Os locais determinados pela prefeitura são:
- academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
- vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
- cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação
infantil e pistas de patinação;
- atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
- locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte,
aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos,
apresentações e drive-in;
- conferências, convenções e feiras comerciais.
Serviço:
Coletivo Artesanal Gastronomico Espaço 09
Endereço: Rua Farme de Amoedo, 43. Ipanema. Rio de Janeiro
Telefone: (21) 9 8743-0757
Funcionamento: Terças e Quartas – 12h às 23h / Quintas - 12h às 01h / Sextas – 12 às 03h / Sábados – 12h às 03h / Domingos – 12h às 23h
Capacidade: 70 pessoas sentadas
Burgers Rio Botafogo
Endereço: Voluntários da Pátria 1 - loja 8 - Botafogo
Telefone: 21 36498003
Horário de Funcionamento: terca a domingo de 18h à 00h

Burgers Rio Ipanema
Endereço: Rua Aníbal de Mendonça, 55 - loja b - Ipanema
Telefone: 21 2540-7828
Horário de funcionamento: segunda a domingo de 12h às 23h