Circulação do ramal Japeri e da extensão Paracambi são suspensas nesta terça-feiraCleber Mendes

Rio - Pelo segundo dia consecutivo, o ramal Japeri e a extensão Paracambi têm o serviço interrompido por furto de cabos. Às 16h desta terça-feira, a SuperVia interrompeu a circulação dos trens após registrar que 200 metros de cabos de sinalização de Nova Iguaçu e Queimados, ambos na Baixada Fluminense, foram furtados. Às 19h15, a concessionária informou que os serviços do ramal e da extensão foram normalizados.
A concessionária também registrou episódios de vandalismo contra equipamentos que apoiam sistema de sinalização em Edson Passos, Mesquita, Baixada Fluminense. Em nota, a SuperVia explicou que, por causa dos danos, os trens precisariam ser licenciados de forma manual em um trecho que abarca onze estações, entre Anchieta e Engenheiro Pedreira. 
"Com a necessidade de licenciamento dos trens por contato via rádio – entre o Centro de Controle da SuperVia e os maquinistas -, os intervalos teriam que ser aumentados para 30 minutos, o que inviabilizaria a operação e causaria uma lotação de estações e trens além da taxa máxima permitida pela legislação em vigor. Por isso, a interrupção temporária será necessária mais uma vez. A SuperVia está trabalhando para repor e voltar a operar os equipamentos de sinalização furtados e os cabos que foram cortados", afirmou. 
Confira como fica a circulação de trens: 

Ramal Deodoro - Santa Cruz (16h às 19h)

Entre Campo Grande e Santa Cruz – intervalo médio de 13 minutos

Entre Central do Brasil e Campo Grande – intervalo médio de 10,5 minutos

Ramal Japeri 
Operação suspensa a partir das 16h

Ramal Belford Roxo (16h às 19h)

Intervalo médio de 25 minutos

Ramal Saracuruna (16h às 19h)
Central a Gramacho - intervalo médio de 13 minutos

Gramacho a Saracuruna - intervalo médio de 24 minutos