Central do Brasil, entrada para o ramal de JaperiFoto: Cleber Mendes / Agência O Dia

Rio - O feriadão acabou e a dor de cabeça dos usuários da Supervia volta a ser a mesma. Os trens do ramal de Japeri têm atrasos e operam com intervalos ampliados na manhã desta quarta-feira (8) por conta de furtos de cabos e equipamentos na via férrea. 
O trecho entre Japeri e Nova Iguaçu tem intervalos de 20 minutos. Já o trecho entre a Central e Nova Iguaçu tem intervalos de 10 minutos.
Segundo a concessionária, o controle das composições está sendo feito via rádio, e por isso há a necessidade de aumento da distância entre os trens por medida de segurança. Os clientes estão sendo informados por meio do sistema de som dos trens e das estações, e técnicos tentam reparar o problema.
Na segunda-feira (6), policiais militares do 40º BPM (Campo Grande) apreenderam cerca de 70 metros de cabos furtados da linha férrea da SuperVia, na estação Augusto Vasconcelos, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio. A ação faz parte da força-tarefa implementada na semana passada para coibir crimes de roubos e furtos de equipamentos.
Apesar da força-tarefa das polícias e da Supervia, o feriadão foi de continuidade nas ações criminosas. No último sábado (04) houve quatro ocorrências de furtos de cabos de sinalização, sendo duas no ramal Japeri (Olinda e Comendador Soares) e duas no ramal Deodoro (Sampaio e Bento Ribeiro). No domingo (05), houve furto de cabos de sinalização em Belford Roxo (ramal Belford Roxo) após vandalismo em equipamento. Na madrugada desta segunda-feira (06), criminosos furtaram cabos de sinalização em Engenheiro Pedreira (ramal Japeri). Juntos, esses casos somam 231 metros de cabos de sinalização levados por criminosos.