Rio - A Secretaria de Saúde do município do Rio inicia nesta sexta-feira (24) uma mega vacinação contra a covid-19 para os adolescentes de 12 e 13 anos. No sábado (25), a ação se intensifica, vacinando com a primeira dose todos os adolescentes de 12 anos ou mais. As unidades vão funcionar de 8h a 17h nos dois dias. A mega vacinação marca o fim do calendário de primeira dose por idade na cidade do Rio.
DEU A LOUCA NO ZÉ GOTTA! A mega vacinação contra a covid-19 começa amanhã (24) para os adolescentes de 12 e 13 anos, e ganha força total no sábado (25), quando todos com 12 anos ou mais podem garantir a 1ª dose! Prepara o braço e #SóVem@Prefeitura_Riopic.twitter.com/FG9awXK2f8
— Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (@Saude_Rio) September 23, 2021
Os postos de saúde e clínicas da família fazem repescagem da primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais, grávidas, lactantes e puérperas e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais. As unidades também seguem aplicando a segunda dose de todos os imunizantes, conforme a data estipulada no comprovante da vacinação.
Nesta sexta-feira (24), também tomam a dose de reforço os idosos de 85 anos ou mais e imunossuprimidos com 40 anos ou mais. No sábado (25), é a vez de idosos com 84 anos ou mais e imunossuprimidos com 40 anos ou mais.
Ministério da Saúde autoriza vacinação em adolescentes sem comorbidades
Vale ressaltar que estados e capitais estavam ignorando a suspensão anunciada pelo ministro. Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, também já havia concedido autonomia às autoridades em relação à vacinação em adolescentes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.