O encontro, segundo informações, aconteceu no último dia 9 de julho, na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, no Complexo de Gericinó. A chegada de Montenegro ao presídio foi registrada por câmeras de segurança.
Montenero, na época ainda ocupava o posto de chefe da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). De acordo com a TV Globo, Cabral e Montenegro usaram telefones celulares no encontro. A reunião foi feita em horário em que a circulação de presos não é permitida, após às 20h.
Montenegro foi preso em agosto deste ano pela Polícia Federal durante a Operação Simonia. Além dele, dois subsecretários, Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gime, superintendente da pasta, também forma alvos da operação. Todos ganharam liberdade dias depois.
Segundo as investigações, a cúpula da Seap fez acordos com as principais lideranças do Comando Vermelho, apontada como a maior facção criminosa de tráfico de drogas do estado. Na denúncia, foi apontado que Montenegro negociava com os traficantes "em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas".
Entre os acordos feitos por Montenegro estão:
- o retorno de traficantes presos na Penitenciária Federal de Catanduvas para o Rio de Janeiro; - entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais, - a soltura ilegal do traficante Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos, que tinha mandados de prisão pendentes. Abelha saiu pela porta da frente do Complexo de Gericinó no dia 27 de julho deste ano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.