Prefeitura do Rio vai vacinar crianças de 5 a 12 anos assim que a Anvisa liberarReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou, nesta terça-feira (26), que, quando houver liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinação de crianças de 5 a 12 anos, a Prefeitura do Rio estará pronta para atender este público. Inclusive, o município diz que já tem a recomendação do seu Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19. A agência ainda não autorizou a vacinação infantil, mas a Pfizer já informou que a vacina é eficaz para esta faixa etária.
Em agosto deste ano, a Anvisa rejeitou o pedido do Instituto Butantan para o uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. A diretoria colegiada da agência avaliou que, com as informações apresentadas pelo Instituto Butantan, não é possível concluir sobre a eficácia e a segurança da dose nessa faixa etária.
Segundo a Pfizer/BioNTech, sua vacina é segura e 90,7% eficaz contra a covid-19 sintomática em crianças com 5 anos ou mais. No município do Rio, atualmente, a vacina está disponível todos os dias para cariocas a partir de 12 anos. 
O intervalo mínimo entre a primeira e segunda dose da Pfizer para quem tem 30 anos ou mais agora é de 21 dias na cidade do Rio. Quem for receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.
Confira o calendário de vacinação no Rio:
Terça-feira (26) - dose de reforço para homens idosos com 66 anos ou mais
Quarta-feira (27) - dose de reforço para todos os idosos com 66 anos ou mais
Quinta-feira (28) - dose de reforço para mulheres idosas com 65 anos ou mais
Sexta-feira (29) - dose de reforço para homens idosos com 65 anos ou mais
Sábado (30) - dose de reforço para todos os idosos com 65 anos ou mais
De terça-feira (26) a sábado (30) - dose de reforço para profissionais de saúde e trabalhadores da saúde que tomaram a segunda dose em abril
Segundo a SMS, trabalhadores da saúde são os que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que trabalham em estabelecimentos de serviços de saúde. Para aplicação da dose de reforço, devem apresentar comprovante de vacinação da cidade do Rio e carteira profissional válida ou os três últimos contracheques.