Moradores do bairro Parada de Lucas colocam fogo em objetos na pista da Avenida Brasil, na Zona Norte do RioAgência O Dia / Fabio Costa

Rio - Moradores do 'Complexo de Israel', na Zona Norte do Rio, território formado pelas favelas de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-Pau, tentaram fechar uma das pistas na Avenida Brasil, altura do bairro Parada de Lucas, no início da tarde desta terça-feira, mas foram impedidos por equipes do Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar. Em imagens divulgadas nas redes sociais, moradores dos bairros Parada de Lucas e Cidade Alta aparecem atirando objetos na pista para impedir a passagem dos veículos em protesto pela operação da PM que ocupa, pelo segundo dia seguido, a região.
Agentes do COE foram até a pista, na Avenida Brasil, e dispersaram a movimentação dos moradores na pista. Testemunhas contaram que os policiais deram tiros para o alto. A moradora Vanessa Batista contou ao DIA que os policiais também jogaram gás lacrimogênio nos manifestantes. "A gente estava aqui na rua e do nada começaram a nos expulsar para proibir a manifestação dos moradores. Não tinha ninguém agredindo, era uma manifestação pacífica. Vieram jogando gás, achando que estávamos envolvidos (com o tráfico), mas não estávamos. Só pedimos paz", disse.
Equipes do COE retiram objetos arremessados na Avenida Brasil por moradores da Zona Norte - Divulgação
Equipes do COE retiram objetos arremessados na Avenida Brasil por moradores da Zona NorteDivulgação
Em nota, a Polícia Militar informou que os objetos foram retirados e o fluxo da via já foi restabelecido. Por volta das 16h, um caminhão de lixo foi colocado por moradores na entrada do bairro Parada de Lucas, às margens da Avenida Brasil, interditando a entrada no 'Complexo de Israel'.
Caminhão interdita entrada do bairro Parada de Lucas, na Zona Norte, na tarde desta terça-feira - FabioCosta
Caminhão interdita entrada do bairro Parada de Lucas, na Zona Norte, na tarde desta terça-feiraFabioCosta
Nesta terça-feira, equipes do 16º BPM (Olaria) da Polícia Militar ocuparam pelo segundo dia consecutivo o 'Complexo de Israel'. A região é controlada pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão. Durante a manhã, o clima foi de aparente tranquilidade e não houve registro de tiroteio.

Na segunda-feira, a PM anunciou que ocupará por tempo indeterminado a região. No primeiro dia das operações, uma grande quantidade de drogas foi encontrada dentro das dependências do Ciep Mestre Cartola, em Vigário Geral, Zona Norte do Rio. Os entorpecentes que estavam em galões, divididos entre maconha e cocaína, foram apreendidos por equipes da polícia. Uma pessoa foi presa, além da apreensão de drogas, dois fuzis, um simulacro de pistola, peças de armamento de guerra, granada e munição.