Polícia Militar reforça policiamento nas comunidades Pica Pau e Cinco Bocas, na Zona Norte do RioReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Equipes do 16º BPM (Olaria) da Polícia Militar ocupam pelo segundo dia consecutivo o 'Complexo de Israel', na Zona Norte do Rio, território formado pelas favelas de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-Pau. A região é controlada pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão. Nesta terça-feira (26), o clima era de aparente tranquilidade e não houve registro de tiroteio.
Uma ponte supostamente erguida pelo tráfico para ligar as comunidades Pica-Pau e Cinco Bocas segue no local, e é usada por pedestres que circulam pela região. Localizada na Avenida Schultz Wenk, sobre o Rio Irajá, a construção é investigada pela polícia.
Na segunda-feira, a PM anunciou que ocupará por tempo indeterminado a região. No primeiro dia das operações, uma grande quantidade de drogas foi encontrada dentro das dependências do Ciep Mestre Cartola, em Vigário Geral, Zona Norte do Rio. Os entorpecentes que estavam em galões, divididos entre maconha e cocaína, foram apreendidos por equipes da polícia. Uma pessoa foi presa, além da apreensão de drogas, dois fuzis, um simulacro de pistola, peças de armamento de guerra, granada e munição. 
Em nota, a Polícia Militar informou que equipes "ocupam as comunidades das Cinco Bocas e Pica-Pau, em Brás de Pina, da Cidade Alta, em Cordovil, e de Parada de Lucas e Vigário Geral", e que "a ação, que tem como objetivo coibir a atuação de criminosos na região, conta com apoio de equipes do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) e do Comando de Operações Especiais (COE)".